Nasa encontra água congelada e céu azul em Plutão

'Quem poderia esperar que haveria um céu azul no Cinturão de Kuiper? Isso é maravilhoso', disse pesquisador da Nasa, Alan Stern.

‘Quem poderia esperar que haveria um céu azul no Cinturão de Kuiper? Isso é maravilhoso’, disse pesquisador da Nasa, Alan Stern.

Publicado na BBC

A sonda New Horizons registrou a primeira imagem colorida de neblina envolvendo o planeta com uma coloração azul. Essa é a consequência da forma como a luz solar é dispersa pelas partículas de neblina, segundo os cientistas.

Além disso, a sonda detectou pequenas regiões de água congelada em Plutão, o que ainda está sendo estudado. “Grandes extensões de Plutão não mostram água congelada exposta diretamente na superfície”, disse Jason Cook, especialista da Nasa.

“Porque aparentemente ela está mascarada por outros tipos de gelo mais voláteis pelo planeta. Entender por que a água aparece dessa forma e por que ela não aparece em outros lugares é um desafio.”

‘Céu azul’

Assim como a Terra, Plutão tem uma atmosfera predominantemente de nitrogênio. Mas é a interação do nitrogênio com os raios ultravioletas do sol, na presença de metano, que também está na atmosfera, que faz com que seja possível criar as partículas grossas que formam a neblina.

“Essa impressionante coloração azul nos fala muito sobre o tamanho e a composição dessas partículas”, disse Carly Howett, integrante da missão New Horizons no Instituto de Pesquisa SwRI, no Colorado.

“Um céu azul muitas vezes resulta da dispersão da luz solar em várias partículas minúsculas. Na Terra, essas partículas são moléculas de nitrogênio muito pequenas. Em Plutão, elas aparentemente são maiores – mas ainda relativamente pequenas. São partículas que chamamos ‘tholins'”.

O principal pesquisador da missão, Alan Stern, havia atiçado os fãs de Plutão nos últimos dias dizendo para eles esperarem algo “especial” nas imagens semanais que seriam divulgadas nesta quinta-feira.

“Quem poderia esperar que haveria um céu azul no Cinturão de Kuiper? Isso é maravilhoso”, disse ele, em um comunicado divulgado pela Nasa.

Mas se você estiver na superfície de Plutão e olhar para cima, o céu pareceria preto, na realidade, por causa da atmosfera rarefeita.

“A neblina é bem fina, então você veria na maior parte a cor da névoa azul como amanheceres e entardeceres”, disse Howett em entrevista à BBC.

Água congelada

Os pesquisadores da Nasa identificaram água congelada em várias regiões ao longo da superfície de Plutão.

“Nós já esperávamos que haveria água congelada lá, mas estávamos procurando sinais por décadas e não havíamos encontrado nada até agora”, tuítou Alex Parker, também do Instituto de Pesquisa SwRI.

Desde 14 de julho, a New Horizons já rondou mais de 100 milhões de km além de Plutão. E isso a coloca a 5 bilhões de km da Terra.

Essa distância gigantesca faz com que demore mais para chegarem as informações da sonda. Demorará talvez mais um ano até que todas as informações estejam com a Nasa para serem estudadas.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Nasa encontra água congelada e céu azul em Plutão

Deixe o seu comentário