8 dicas para alcançar o sucesso

lampada-getty-620-original-size-620

publicado na Veja

Ter paixão pelo que faz

Essa característica é a principal, segundo o autor, que cita o exemplo de astros do esporte, como Tiger Woods, que sempre souberam, desde a infância, o que queriam fazer para o resto da vida. Como a maioria das pessoas não tem essa mesma sorte, St. Johns recomenda que façam a si mesmos a seguinte questão: ‘Você faria o seu atual trabalho, mesmo sem ganhar nada por isso?’. Se a resposta for sim, a vocação está correta. “Siga seu coração, não a sua carteira”, diz.

Se divertir trabalhando

Todas as pessoas entrevistadas pelo autor afirmaram que trabalham muitas horas por dia. Mais de 12 horas, em alguns casos, como o de Oprah Winfrey, que relatou a St. Johns que há dias em que ela sequer consegue ver o sol. O autor afirma que não são as longas horas de trabalho que afetam negativamente a vida das pessoas, mas sim o fato de trabalharem sem qualquer diversão. Ele chegou, inclusive, a uma proporção curiosa: 80% do tempo trabalhado deve ser divertido, enquanto 20% deve ser de períodos de alta concentração e seriedade.

Ter foco

Ter foco é importante para que se consiga desenvolver bem uma determina expertise, segundo o autor. “Sucesso significa se especializar e focar em uma coisa, e não tentar abraçar tudo”, diz. Ter foco é diferente de se limitar, diz o autor. Segundo ele, é importante começar a carreira de forma ampla, testando todos os campos, e depois afunilar e aprimorar a expertise. Ele usa o exemplo de Warren Buffett, que afirmou que colocar dinheiro em muitas coisas é uma maneira de investir à la ‘arca de Noé’ — que significa que, no fim, termina-se com um zoológico, não com um patrimônio.

Sair da zona de conforto

É preciso forçar os limites em tudo o que se faz na vida, disse o bilionário Richard Branson ao autor. É preciso vencer muitos tipos de limites, como a timidez, as dúvidas e o medo. Para sair da zona de conforto, ele dá sete dicas: ache um objetivo para te empurrar, encontre o desafio, comprometa-se com um deadline, comprometa-se com autodisciplina, faça com que a concorrência te estimule a ir mais longe, ou que os outros sirvam de estímulo para as suas metas, desde que estejam mais adiantados. Ache, se preciso for, um algoz para te fazer avançar e um mentor para te apoiar nos momentos de fraqueza.

Ter ideias

Segundo o autor, a criatividade necessária para prosperar no mundo dos negócios é a mesma que se faz presente nas artes. Segundo ele, uma forma de manter a chama da criatividade sempre acesa é não temer perguntar e tampouco ouvir. Ele diz ainda que devemos agradecer aos problemas, pois graças a eles desenvolvemos a criatividade para ter grandes ideias.

Buscar melhorar cada vez mais

A busca da perfeição, diz St. Johns, também leva ao sucesso. E, neste caminho infindável, o que se aprende necessariamente faz com que as qualificações de qualquer um melhorem de maneira exponencial. Ele aconselha, ainda, que as pessoas direcionem seu foco aos pontos fortes, não aos fracos. “Não tem problema ser ruim em várias coisas, se você for bom em uma”, diz.

Inspirar as pessoas

É importante, segundo o autor, perguntar a si mesmo para que servimos, o que podemos oferecer à sociedade. Uma vez que um indivíduo encontra sua função, é mais fácil saber como inspirar os demais. Ele cita o exemplo de Martha Stewart, que dominava como poucas a arte da arrumação. E, ao transformar isso em sua profissão, ensinou e inspirou milhares de mulheres a transformarem suas casas em lugares melhores. Diz St. Johns: ‘Tenha em foco as pessoas que você quer ajudar com o seu trabalho. Faça o que ama. Sirva os outros com o seu trabalho. E receba dinheiro em troca’.

Persistir sem medo de falhar

Não há sucesso instantâneo que seja duradouro. Segundo as pesquistas de St. Johns, leva, em geral, dez anos de trabalho duro para que se atinja o sucesso. Um exemplo, segundo ele, é o de Steven Spielberg, que tinha os direitos de A Lista de Schindler dez anos antes de produzir o filme. Tudo porque, antes, não se sentia pronto para a empreitada. Neste percurso, falhar é inevitável. Mas St. Johns aponta que, por trás de um fracasso, há uma escolha: deixar que ele seja a sua escola ou o seu funeral.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 8 dicas para alcançar o sucesso

1 Comentário

  1. EVS ARTE disse:

    […] Deixe um comentário 8 dicas para alcançar o sucesso […]

Deixe o seu comentário