Este pen drive consegue fritar o seu computador em segundos

pen-drive-assassino

Publicado no Gizmodo

A última coisa que você quer fazer na vida é conectar um pen drive aleatório que encontrou por aí em uma das portas USB do seu computador. Afinal, isso pode infectar os seus arquivos e prejudicar o funcionamento do PC. Um pesquisador de segurança que atende pelo apelido ‘Dark Purple‘ criou um flash stick ainda mais perigoso que consegue destruir fisicamente o seu computador.

O USB killer v2.0 conta com um conversor DC/DC que carrega capacitores escondidos dentro dele assim que conectado a uma porta USB. Essa energia é então redirecionada para dentro do dispositivo como impulso elétrico 220 volts várias e várias vezes até que o hardware pare de funcionar completamente.

O pen drive aparentemente inofensivo tem potencial para não apenas destruir uma porta USB de um computador, mas também a placa-mãe, o processador e até outros componentes. No vídeo acima, um IBM ThinkPad dura alguns segundos depois que o pen drive é conectado. O disco rígido e seus dados sobreviveram, mas a placa-mãe precisou ser substituída.

E como o USB killer v2.0 não depende da instalação de nenhum trojan ou vírus para causar danos, ele pode ser usado para destruir mais do que computadores. Qualquer dispositivo com uma porta USB, o que significa praticamente qualquer coisa hoje em dia, é suscetível aos danos causados pelo dispositivo.

Portanto, se você encontrar um pen drive aleatório na rua, é uma boa ideia não só não pegar como nem olhar em sua direção. Nunca se sabe que tipo de magia negra ele é capaz de fazer. [Habrahabr via Ars Technica]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Este pen drive consegue fritar o seu computador em segundos

Deixe o seu comentário