Em declaração polêmica, especialista afirma que usar fio dental não é necessário

fio-dental-450x265

Publicado no Catraca Livre

Para fazer a higiene completa dos dentes é necessário o uso do fio dental, uma vez que ele serve para remover a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente.

No entanto, um especialista da Newcastle University, no Reino Unido, fez uma declaração polêmica e declarou ao site britânico “Daily Mail” que, se não for realizado corretamente, o uso do fio dental pode fazer mais mal do que bem à saúde bucal.

Para Robin Seymour, muitas pessoas não sabem usar corretamente o fio dental. Por isso, em vez de remover a placa bacteriana, elas simplesmente “empurram” a placa para baixo da gengiva – o que não deveria ser feito. Outro erro comum ao passar o fio dental é machucar e acabar “traumatizando” as gengivas.

Seymour afirma que o “o uso de fio dental é difícil de fazer bem, por isso temos de começar a olhar para alternativas”.

Para ele, o ideal seria escovar os dentes cuidadosamente, de preferência com uma escova elétrica, em seguida usar uma escova interdental para limpar entre os dentes e terminar com um enxaguante bucal sem álcool. O que você acha dessa declaração?

Abaixo, confira dicas do site “Minha Vida” e saiba quais são os erros mais comuns ao escovar os dentes:

– Muita força durante a escovação
A técnica de escovação deve ser realizada sem o emprego de força. “Além de causar recessão da gengiva, a escovação muito forte provoca desgaste do esmalte, deixando a dentina desprotegida”, conta a dentista Ivany Kabbach, da clínica Smile Again. Para evitar esses problemas, é necessário escovar os dentes com movimentos suaves e curtos, sem pressionar demais a escova – não é a força que vai determinar a limpeza dos dentes, e sim os movimentos.

– Escovas velhas e desgastadas

Cerdas velhas e desgastadas começam a perder sua força e não conseguem mais remover a placa bacteriana corretamente. “Quando utilizamos a escova 3x ao dia, ela deve durar em torno de 30 a 40 dias”, explica a dentista Luciana. Por isso, preste atenção na aparência da sua escova de dente ? se as cerdas estiverem muito abertas ou tortas, é momento de trocar.

Grande quantidade de creme dental
O verdadeiro responsável pela limpeza dental não é a pasta de dente, e sim a escova – é o atrito dela que causará a desorganização da placa dental e sua consequente remoção. Ao colocar pasta de dente em excesso na escova, você corre o risco de gerar muita espuma e atrapalhar o processo de escovação. Segundo a dentista Luciana, a quantidade de creme dental necessária para uma boa higienização é o equivalente a meio grão de feijão. “É o suficiente para ter o efeito de limpeza sem atrapalhar com excesso de espuma, pois precisamos ver o que estamos fazendo”, lembra.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Em declaração polêmica, especialista afirma que usar fio dental não é necessário

Deixe o seu comentário