As 5 teorias de conspiração mais insanas sobre a água encontrada em Marte

marte-conspiracoes-5-838x419

Publicado no Catraca Livre

Mesmo em um ano cheio de notícias astronômicas empolgantes, o anúncio da NASA de que há água líquida na superfície de Marte se destacou. No entanto, algumas pessoas simplesmente não conseguem aceitar que o sistema solar é um lugar mais legal do que sabíamos. Em vez disso, decidiram que tudo não passa de uma conspiração.

Aqui estão cinco das mais malucas teorias que andam rolando por aí:

5. É pura publicidade para o cinema

Sem dúvida, Ridley Scott e Matt Damon estão muito felizes que Marte está “na moda” no momento, justamente quando seu filme “Perdido em Marte” está sendo lançado em diversos países. Mas, para os conspiracionistas, coincidências não existem. Em vez disso, eles afirmam que os cineastas pagaram à NASA para fazer o anúncio logo agora. Como um monte de teorias de conspiração, esta tem uma versão vagamente plausível e uma totalmente ridícula. A versão mais leve é de que a descoberta é real, mas o anúncio foi ajustado para fins comerciais.

A versão realmente maluca é a de que não há água corrente. Em outras palavras, um grupo de cientistas de renome – alguns dos quais estiveram estudando esta possibilidade durante anos – estariam dispostos a jogar no lixo suas reputações fazendo um grande anúncio que seria possivelmente negado em seguida. Nem todo mundo está disposto a dar a sua vida pelo seu bom nome, mas os pesquisadores costumam dar bastante valor aos seus. O número de autores e revisores cuja credibilidade seria destruída se esta teoria da conspiração fosse verdade é grande demais para que seja provável que tudo não passe de balela.

4. Tudo pelo dinheiro

Uma objeção comum nos Estados Unidos cada vez que a NASA encontra algo interessante é que eles estão fingindo uma descoberta para que o Congresso aprove seu financiamento. Desta vez, as pessoas não chegaram a tanto, mas é só ir longe o suficiente nos comentários sobre a notícia para encontrar pessoas que pensam que o dinheiro de seus impostos está sendo desperdiçado. Provavelmente essa onda está mais calma agora porque os teóricos da conspiração mais experientes estão muito ocupados dizendo “nós já sabíamos”.

Enquanto agências financiadas pelo governo tão grandes quanto a NASA certamente sempre estarão preocupadas em manter e expandir a sua arrecadação, nada vai prejudicar futuras solicitações mais do que fazer um anúncio espalhafatoso que seria negado no futuro. Como todo mundo, os cientistas da NASA podem estar errados, mas se a agência fosse pega fabricando histórias do nada, a sua sobrevivência a longo prazo estaria ameaçada. Então, se você acredita que todo mundo que está estudando Marte, agora ou no futuro, está envolvido na jogada, pergunte a si mesmo por que a NASA iria sacrificar seu futuro por um aumento de financiamento de um ano.

3. Eles estão recrutando

Há, ainda, quem ache que tudo não passa de uma estratégia para “recrutar astronautas para uma missão suicida em Marte”.

Apesar de ter muito menos credibilidade do que agência espacial mais importante do mundo, a Mars One foi inundada com pessoas ansiosas para se inscrever e tentar ter uma chance de glória no Planeta Vermelho. A Mars One é uma organização sem fins lucrativos sediada na Holanda que propõe assentar os primeiros seres humanos em Marte e estabelecer uma colônia humana permanente lá até 2027 – o que lhes dá apenas 12 anos.

Nem mesmo relatos de que este projeto específico (e privado) é uma farsa não conseguiram destruir todo este entusiasmo. Então, se a NASA começar a tentar enviar pessoas a Marte, parece que nem relatos de água hiper-salgada pode afastar os interessados.

4. Encobrindo a existência de marcianos

Sim, sempre tem desses. Há pessoas que acreditam que Marte já foi habitado por vida inteligente e que os pesquisadores realmente querem encobrir esse fato surpreendente. E, parece que de alguma forma faz sentido que os cientistas optaram por fazer isso justamente concentrando a atenção do mundo todo sobre o próprio Planeta Vermelho. Não dá nem para comentar.

5. Tudo foi tramado pela esquerda

Nem sempre a ciência pode ser dissociada da política – como muitos professores aprenderam quando tentaram explicar a teoria da evolução para suas classes -, mas geralmente a astronomia sai quase que ilesa nestes casos (exceto, é claro, pelas questões orçamentais). No entanto, um proeminente locutor americano de rádio de direita, Rush Limbaugh, acredita que o anúncio da NASA é parte de um plano de Obama “para fazer avançar a agenda de esquerda”.

Esta teoria é tão maluca que nem mesmo Limbaugh, que poderia fazer da teorização conspirativa um esporte olímpico, não pode explicar como ela funciona. Em vez disso, ele apenas afirma: “Eu não sei qual é [a verdade], eu diria que teria algo a ver com o aquecimento global”.

Aparentemente, a afirmação louca serviu apenas para que Limbaugh entrasse em um de seus temas favoritos: como os cientistas estão mentindo sobre o aquecimento global. “Basta olhar os dados de temperatura que foram avaliados pela NASA”, disse Limbaugh. “É tudo invenção. [São dados] fraudulentos por sabe-se lá quantos anos. Não há qualquer aquecimento. Não houve nos últimos 18,5 anos – e ainda assim, eles estão mentindo sobre isso. Eles estão apenas inventando a quantidade de gelo nos pólos Norte e Sul. Eles estão inventando as temperaturas. Eles estão mentindo e fazendo gráficos falsos e assim por diante”.

Sim, nós sabemos como você está se sentindo depois de ler isso. Dói na gente também.

O comentário de Limbaugh, quando passou a atacar uma área da ciência com grandes implicações políticas, mostra por que temos que nos importar com essas teorias. Pode ser divertido rir das pessoas que acreditam que a Terra foi, na verdade, criada por marcianos, mas é improvável que seus pontos de vista tenham um impacto direto sobre qualquer coisa. No entanto, os ataques que comprometem a credibilidade das agências de pesquisa e o próprio método científico tornam as pessoas menos propensas a considerar seriamente as evidências quando consequências importantes estão em jogo.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for As 5 teorias de conspiração mais insanas sobre a água encontrada em Marte

Deixe o seu comentário