Quanto tempo para se adquirir um novo hábito?

publicado Up date or Die

O fato é o seguinte: se você quer mudar algo em sua vida, seja se alimentar melhor, aprender uma nova língua, se exercitar mais, ler mais, parar de fumar, ter mais qualidade de vida… você vai precisar de algum esforço no início até que esse novo hábito faça parte do seu cotidiano.

time

Para incorporar qualquer novo hábito você precisa de tempo e esforço. Por exemplo, você não precisa pensar muito para escovar os dentes ao acordar. Você já faz isso mesmo sem nem pensar.

Mas tudo aquilo que você quer transformar em hábito ainda é consciente, você precisa se lembrar, pensar e fazer. Porque você pode sair para correr toda a semana, mas isso não quer dizer que correr seja uma hábito na sua vida. O momento você transforma uma ação em hábito é quando você já faz algo sem esforço algum. De maneira natural.
MAS ENTÃO QUANTO TEMPO LEVA PARA SE ADQUIRIR UM NOVO HÁBITO?

O psicólogo Jeremy Dean decidiu investigar isso e foi até a University College London, na Inglaterra, e pediu que 96 participantes escolhessem uma ação para tornarem-na diária. Os hábitos eram muito diferentes uns dos outros, e variaram entre ler 30 minutos todos os dias, correr 25 minutos a cada manhã, beber mais água por dia, comer frutas diariamente, etc.

O tempo médio para que o hábito fosse adquirido foi de 66 dias, variando com o grau de dificuldade da meta estabelecida. Embora o estudo tenha sido realizado durante 84 dias, houve casos em que o hábito só se estabeleceu em 254 dias, mostrando que o tempo varia de acordo com a facilidade que temos para aceitar mudanças e com o quão difíceis são os hábitos que queremos estabelecer.

É DE PERSISTÊNCIA QUE VOCÊ PRECISA!

O que mais se concluiu com esse estudo é que adquirir um hábito novo depende 100% da sua persistência. Sem a persistência, não existem hábitos.

Para criar um hábito é preciso migrar da área consciente para a inconsciente e para isso é necessário repetição. Você precisa de disciplina para executar repetidas vezes a tarefa, para que ela se torne parte inconsciente do seu cérebro. Há especialistas em neurociência que afirmam que são necessários 21 dias para que isso aconteça – eu aumentaria esse número para 30 dias, só para garantir.

A persistência é um comportamento essencial para se criar um hábito e obter sucesso em diversas áreas na sua vida – um quadrinho inspirado em Calvin Coolidge já falou sobre isso.

comic

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Quanto tempo para se adquirir um novo hábito?

1 Comentário

Deixe o seu comentário