Comentários racistas vão virar doações para refugiados na Alemanha

A iniciativa partiu de empresas alemãs, que vão doar 1 euro para cada comentário de ódio deixado contra estrangeiros.

hass_hilftKarin Hueck, na Superinteressante

Poucas coisas são tão incontroláveis como comentários racistas e preconceituosos no Facebook. Estamos cheios de exemplos no Brasil, como o caso da apresentadora de TV Maju e desse casal de namorados, que foram vítima de racismo.

A Alemanha, que está vivendo de perto a crise de refugiados na Europa e abriu suas fronteiras para receber milhares de sírios que fugiram do Estado Islâmico, não é diferente. Por lá, estão se multiplicando grupos neonazistas, protestos de extrema direita e, claro, os comentários de ódio nas redes sociais.

Felizmente, algumas empresas locais – entre elas, o time de futebol St. Pauli, o canal de TV por assinatura Sky, e o próprio Facebook – resolveram combater os racistas. E decidiram que vão doar 1 euro (cerca de R$ 4,30) para ONGs que ajudam refugiados, a cada comentário preconceituoso ou xenófobo que receberem. A ação se chama “Seu ódio ajuda” e quer desestimular demonstrações racistas. “Ou eles param de comentar ou vão doar dinheiro para causas que odeiam”, diz o site da campanha, que também reúne um ranking com os usuários mais racistas da internet – ou seja, os que mais contribuíram com os imigrantes até agora.

Estamos torcendo para que a moda pegue por aqui.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Comentários racistas vão virar doações para refugiados na Alemanha

Deixe o seu comentário