Você sabe por que as vezes sonha que está caindo?

publicado no Equilíbrio em vida

A resposta depende se essa sensação acontece logo quando você pega no sono ou durante o Sono REM (Rapid Eye Moviment – Movimento Rápido dos Olhos).

CKAetCLWEAAKxsE

No primeiro caso, é um mecanismo fisiológico. Quando começamos a pegar no sono o cérebro deixa de exercer um “controle ativo” sobre o movimento do nosso corpo e este é afetado por um relaxamento muscular – com o início do sono é como se o corpo estivesse entrando em uma fase de hipnose. Se essa transição ocorre muito cedo (ou seja, quando a consciência ainda não foi dormir mas o corpo sim), pode haver uma sensação de vazio e nossa mente logo associa a uma queda livre.

O motivo disso acontecer ainda não é claro – muitos acreditam ser uma herança evolutiva de quando dormíamos em árvores e o relaxamento dos músculos podia significar uma queda lá do alto. De qualquer forma, caso esse sentimento seja frequente, é recomendado que você reduza os níveis de cafeína, stress, ansiedade ou atividade física na parte da noite.

Já a sensação de queda durante o sono REM não é causada por mecanismos fisiológicos mas sim ligada aos seus sonhos e psicologia, ou seja, talvez algum trauma pode ser o responsável.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Você sabe por que as vezes sonha que está caindo?

Deixe o seu comentário