Seu pedido foi realizado: a pílula do exercício vem aí!

publicado no Awebic

Isso mesmo! A pílula do exercício está mais perto do que nunca de virar uma realidade: no dia 1º de outubro, um grupo de pesquisadores publicou no Cell Metabolism, uma espécie de mapeamento molecular das reações que os exercícios provocam no corpo.

exercício

O artigo científico mostra que a atividade física causa 1.000 alterações moleculares nos músculos.

O Dr. Nolan Hoffman, um dos autores do estudo e um pesquisador e colaborador da Escola de Biociência Molecular da Universidade de Sydney, na Austrália, afirmou que o objetivo é identificar as alterações mais importantes para que sejam duplicatas por meio de uso de medicamentos.

“Criamos um mapeamento do exercício que é a base para tratamentos futuros, e o objetivo é imitar os efeitos do exercício,” disse em entrevista ao site Quartz.

“Há tempos que se pensa que havia muitos sinais provocados pela atividade física, mas precisávamos primeiro criar este mapa. Agora sabemos a sua complexidade.”

A condução do estudo

O estudo foi conduzido em uma parceria da Universidade de Syney e da Universidade de Copenhagen. Foi utilizada uma técnica denominada espectrometria para analisar as alterações de proteínas nos músculos após o exercício.

Quatro homens saudáveis passaram por uma biópsia muscular após se exercitarem. Em seguida, pedalaram na bicicleta da maneira mais intensa que conseguiram durante dez minutos e, finalmente, doaram uma segunda amostra muscular.

O mapa é muito complicado e chegou-se à conclusão que nenhum medicamento é capaz de causar 1.000 efeitos de maneira segura ao paciente. Portanto, o objetivo dos pesquisadores é identificar as alterações biológicas mais significativas antes de poderem chegar às vias de fato e criar a pílula.

Foram três anos para criarem o mapa e, certamente, muitos ainda passarão até que a pílula exista.

A pílula é para todos?

O Dr. Hoffman esclarece que uma pílula do exercício pode beneficiar especialmente os idosos, os obesos, os portadores do diabetes do tipo 2 e os portadores de doenças cardiovasculares.

Mais do que um presente que caiu do céu para os mais preguiçosos, o tratamento com a pílula do exercício poderá transformar a vida de muita gente que não pode praticar atividades físicas.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Seu pedido foi realizado: a pílula do exercício vem aí!

Deixe o seu comentário