Entenda polêmica do app de palavras mais usadas no Facebook

size_810_16_9_app-do-facebook-que-mostra-nuvem-de-tags

Publicado na Exame

Um app que ganhou popularidade nos últimos dias pode mostrar quais foram as palavras que você mais usou em suas publicações no Facebook. Chamado simplesmente de “What are your most used words on Facebook?”, ele já foi usado por mais de 20 milhões de pessoas.

Com o uso do app em alta, uma questão veio à tona: o que essa empresa faz com as informações dos usuários da rede social?

Os dados concedidos para a companhia sul-coreana que mantém o app, chamada Vonvon, são vários: lista de amigos, toda a linha do tempo, idade, curtidas, fotos e cidade natal. Por conta disso, a empresa de segurança digital Comparitech chamou o app de “pesadelo de segurança”.

Ao Venture Beat, Jonghwa Kim, fundador e presidente da Vonvon, garantiu que os dados não são vendidos para outras companhias. Na visão dele, as informações obtidas quando uma pessoa dá acesso ao seu perfil no Facebook não dizem muito sobre ela. A ideia do app é oferecer diversão com pouco risco, segundo Kim.

Como a monetização não é feita com os dados dos usuários, o CEO informa que o dinheiro vem de anúncios e de quizzes patrocinados, que já são realidade na Coreia do Sul.

A Vonvon foi fundada neste ano para criar conteúdos virais, como esse aplicativo. A empresa levantou 3 milhões de dólares em um venture capture liderado pela Altos Ventures de Menlo Park.

Essa companhia também estava por trás do aplicativo “Quem é a sua alma gêmea?”, usado por mais de 100 milhões de pessoas – a maioria delas no Brasil.

O uso do novo app da Vonvon é gratuito, tudo que ele pede são os seus dados no Facebook – como a grande maioria dos aplicativos do gênero. Vale notar que a Vonvon não aparece ligada a nenhum caso de vazamento de dados até o momento.

Quem quiser usar o app para descobrir as palavras que mais usou nos últimos tempo no Facebook pode acessá-lo aqui.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Entenda polêmica do app de palavras mais usadas no Facebook

Deixe o seu comentário