Saiba de onde vieram 10 importantes nomes da tecnologia

20151130173850_660_420

Publicado no Olhar Digital

Empresas como a Apple, o Facebook e o Google dominam o mundo da tecnologia atualmente e são conhecidas por quase qualquer pessoa. Mas de onde vieram os nomes das empresas e de seus principais produtos? Listamos abaixo histórias que contam de onde vieram 10 nomes emblemáticos do setor. Confira:

1. Apple
Fundada no final dos anos 70 por Steve Jobs e Steve Wozniak, a Apple recebeu esse nome devido a uma dieta de Jobs. “Eu estava numa das minhas dietas frugívoras. Tinha acabado de voltar de uma fazenda de maçãs. O nome parecia divertido, espirituoso e não intimidante. ‘Apple’ tirava a pressão da palavra computador. Além disso, nos poria à frente da Atari na lista telefônica”, revelou em uma entrevista.

2.iMac

o ‘i’ do iMac representa “internet”. Lançado em 1997, o produto tinha como principal atrativo a possibilidade de conectar-se à rede. Mais tarde, o ‘i’ foi atribuído às palavras “inovação” e “individualidade”.

3. Android
O sistema operacional mais popular do mundo recebeu esse nome em homenagem a um personagem do jogo de Atari chamado “Gauntlet: The Third encounter”.

4. Google
O nome foi escolhido pela expressão googol, que indica o número 1 seguido de 100 zeros. A palavra surgiu quando o matemático Edward Kasner pediu ao seu sobrinho de 8 anos uma indicação de como expressar um número muito grande.

De acordo com um documentário do Biography Channel sobre a gigante de tecnologia, o ‘Googol’ se tornou ‘Google’ quando um investidor entregou um cheque de 100 mil dólares aos fundadores da empresa com o nome acidentalmente errado.

5. Yahoo
O nome Yahoo surgiu por dois motivos: a namorada de David Filo, um dos fundadores da plataforma, o chamou pela palavra, um apelido usado no sul dos Estados Unidos para pessoas sem sofisticação. Além disso, a sigla significa ‘Yet Another Hierarchically Organized Oracle’, uma referência a uma das primeiras versões de classificados dos sites.

6. Facebook
Nas universidades dos Estados Unidos, Facebook é, literalmente, um livro de rostos, usado para que os alunos reconheçam uns aos outros no campus. Essa era a ideia inicial da rede social mais popular do mundo.

7. IBM Watson
O sistema de inteligência artificial da IBM recebeu esse nome em homenagem a Thomas J Watson, o primeiro CEO da companhia.

8. Windows
No lançamento da primeira versão do sistema operacional, outros softwares já possuíam o mesmo conceito de janelas, mas a Microsoft optou por usar um nome que traduzisse exatamente como funcionava o sistema. A ideia deu certo: o Windows é, até hoje, o sistema operacional mais usado do mundo.

9. Intel
O nome Intel significa ‘Integrated Electronics’, um resumo do principal produto da companhia. Na época, os microprocessadores eram considerados “um computador num chip”.

10. Amazon
Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon, conta que o nome foi inspirado no rio Amazonas, o maior do mundo. De acordo com ele, a ideia era escolher um nome que representasse “a maior livraria do mundo” que, como o rio, “fosse exótica e diferente”.

Via BusinessInsider

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Saiba de onde vieram 10 importantes nomes da tecnologia

Deixe o seu comentário