Tinta feita de alga faz seus desenhos aparecerem apenas com a luz do sol

luz1
publicado na Zupi

Algumas das melhores invenções surgem de acidentes, e esse foi o caso dessa caneta, desenvolvida pela Living Ink Technologies. Seus criadores estavam tentando elaborar uma opção alternativa as tintas convencionais utilizando algas, e acabaram criando uma tinta invisível que volta a aparece após algum tempo de exposição ao sol.

Em se tratando do lado científico dessa invenção, cada caneta possui quantidades muito pequenas de algas, cianobactérias e clorofila, que desaparecem após alguns minutos. Porém, quando exposta a luz solar, a alga e as bactérias se reproduzem em um processo chamado fissão binária, fazendo com que o desenho volte a surgir.

Já se tratando do lado artístico, o material também permite que o artista se divirta criando uma imagem de duas partes que se revelam separadamente ao longo dos dias, ao que seus criadores chamam de se tratar de “a primeira tinta time-lapse“. Para isso funcionar, existem duas opções de canetas: uma na cor rosa com “tinta rápida”, que cresce em dois dias, e uma na cor azul que contém “tinta lenta”, levando de três a quatro dias para aparecer.

living-ink-zupi2

Por fim, resta apenas um simples passo para que o processo todo se conclua e sua ilustração se complete. Basta inserir a arte na Greenhouse, uma moldura compacta cheia de nutrientes que promovem o crescimento – e esperar. Após o desenho ser retirado da moldura as algas e bacterias tendem a morrer, mas a imagem permanence. Pelos testes próprios da empresa, a tinta permanece visível e colorida fora da Greenhouse por pelo menos dois anos.

A empresa está buscando arrecadar fundos pelo Kickstart para poder colocar as tintas no mercado. Lá, você pode apoiá-los e encomendar a sua para celebrar a união entre a arte e a ciência!

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Tinta feita de alga faz seus desenhos aparecerem apenas com a luz do sol

Deixe o seu comentário