5 segredos da gestão do tempo para turbinar sua vida

time
publicado no Administradores

Cada vez mais se sente que o tempo flui com mais rapidez e com um menor aproveitamento. Isso é algo que incomoda muitas pessoas que não conseguem se organizar adequadamente para encaixar todas as tarefas em curtos espaços de tempo, mas algumas dicas podem se mostrar bem úteis:

1) Estabelecer horários
Uma rotina desorganizada está entre os principais motivos para aquela sensação de que não há tempo suficiente para se fazer tudo o que precisa ou gostaria, e que 24 horas por dia nunca serão o bastante. Na verdade, se tornam mais do que o necessário quando se toma alguns cuidados como a forma como se organizar com o tempo.

Horários para as refeições, dormir, acordar, praticar exercícios físicos, ler, estudar, trabalhar e todas as outras atividades precisam ter seu tempo demarcado a fim de melhor caberem todas as responsabilidades dentro daquele espaço de tempo limitado. Para isso, determinação para seguir os horários com rigor é essencial.

2) Organizar com antecedência
Aqueles poucos tempos livres para planejar as próximas atividades são de grande utilidade para não se perder no mar de atividades e na avalanche de responsabilidades do dia a dia. Aqueles poucos minutos antes de dormir enquanto se espera o sono chegar e aqueles durante os banhos podem se aproveitados para se pensar em como proceder para otimizar o tempo.

Essa organização leva a pessoa a crer que suas tarefas para o dia ou pelo menos para as próximas horas serão feitas como mais rapidez, mas é claro que imprevistos podem surgir e nestes casos aconselha-se manter a calma e refazer os planos, improvisando quando necessário, para ainda manter o máximo do planejamento anterior possível.

3) Estabelecer prioridades
Saber o que deve ser realizado com mais rapidez ou com mais cautela é de grande auxílio para planejar as atividades e tornar o dia mais produtivo, havendo aquela sensação de dever cumprido ao final do dia, evitando procrastinar ou tentar se livrar do que parece mais fácil e rápido, pois assim o resultado pode não sair tão bom.

4) Estar sempre descansado
O cansaço é um dos principais motivos para a queda de desempenho e, consequentemente, o desperdício de tempo em atividades que poderiam ter sido realizadas muito mais rapidamente e com muito mais qualidade. Ter uma boa noite de sono é de extrema importância e o resto do dia irá depender destas horas de descanso para ser melhor aproveitado.

Alguns momentos de descanso durante o dia para recuperar a energia e disposição são recomendados, pois mesmo que se perca alguns momentos para essa recuperação, exercer atividades enquanto se está cansado pode significar um desperdício de tempo maior ainda, sendo que algumas atividades teriam que ser refeitas.

5) Utilizar a tecnologia
Por que não usar o novo melhor amigo do homem, ou melhor, de todas as pessoas, para facilitar a administrar as tarefas do dia a dia? Os celulares hoje em dia são tão modernos que contam com inúmeros recursos como aplicativos que podem ser baixados e que são destinados a ajudar na organização, como, por exemplo, lembretes e outros que economizam tempo.

E você? Quais outras estratégias usa para organizar seu tempo e utilizá-lo de forma econômica e inteligente? Deixe seu comentário!

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 5 segredos da gestão do tempo para turbinar sua vida

Deixe o seu comentário