5 fotos que vão te fazer perder a fé na humanidade

publicado no Ultra Curioso

A Humanidade alcançou grandes feitos e grandes conquistas no decorrer da sua história. Todavia, o passado humano é marcado por vários episódios deploráveis, especialmente de racismo e não-cumprimento dos Diretos Humanos.

Os Zoológicos Humanos são um exemplo disso. Era uma prática comum dos países europeus, do período colonial à Segunda Guerra Mundial. Neles, os seres humanos “exóticos”, como negros, indígenas e aborígenes, eram expostos como animais, para entretenimento do público.

Confira 5 fotos desses locais, que vão te fazer questionar a humanidade:

5 – “Vila dos Negros”

Mother-with-her-child

Na Alemanha, havia uma exibição chamada “Vila dos Negros”, que exibiam nativos da África. A atração era mãe e filha africanas.

4 – Povo Selk’nam

Selknam-natives

Em 1889, algumas pessoas da tribo selk’nam, originários da Patagônia, foram colocadas atrás de barras de ferro e exibidas pela da Europa.

3 – Menina africana

African-girl-in-human-zoo

Africanos e nativo americanos eram exibidos nesses zoológicos até 1950, na Alemanha. Eles eram mantidos em cativeiro por três meses em cada localidade, antes de serem levados para outro lugar.

2 – Mulher do Congo

Ota-Benga

Em New York, no ano de 1906, uma mulher congolesa chamada Ota Benga foi mantida em cativeiro e forçada a carregar orangotangos e outros primatas enquanto era exibida junto com eles.

1 – Jardin d’Agronomie Tropicale

Human-zoo-Jardin-d’Agronomie-Tropicale-1

O Zoológico Humano da França tinha seis locais de cativeiro, com nativos de Madagascar, Indochina, Sudão, Congo, Tunísia e Marrocos. A exposição ocorreu de maio a outubro de 1907.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 5 fotos que vão te fazer perder a fé na humanidade

Deixe o seu comentário