10 frases para puxar conversa que são praticamente infalíveis

publicado na Época Negócios

Iniciar uma conversa com uma pessoa estranha pode ser muito difícil. Ainda mais durante conferências que reúnem tantos profissionais de perfil diferente – que não apenas podem ser pessoas interessantes, mas podem ampliar sua rede de contatos. E então chegam as festas de final de ano. Quer saber? Há casos em que vale apelar para um arsenal de frases que, ainda que possam parecer inicialmente simplórias, ajudam a quebrar o gelo e colocar voe em contato com outros profissionais.

carreira-entrevista-de-emprego

Em um artigo publicado na Inc, Minda Zetlin, autora do livro “The Geek Gap”, cita apenas três regras para começar uma conversa: seja agradável e animado, vá direito ao assunto e diga algo que a outra pessoa queira ouvir.

Com isso em mente, Minda reuniu algumas frases que são garantia de começar uma conversa. Depois, é com você.

1.“Que dia lindo (ou horrível, péssimo, inesperado) está fazendo hoje”
Existe uma razão para que o tempo esteja sempre no topo da lista dos temas para se começar uma conversa. É algo que todos experimentamos e, em geral, temos os mesmos sentimentos a respeito de um dia bom ou dia ruim.

2. “Que sala mais linda, não acha?”
Mesmo que não seja o caso, é possível que ainda seja um hotel bonito ou com localização conveniente, em uma parte interessante da cidade. A questão é comentar sobre o ambiente. Se for uma sala muito feia, você não vai querer dizer isso, pois um comentário positivo cria uma primeira impressão melhor do que um negativo. Além disso, nunca se sabe quando a irmã de seu interlocutor pode ser responsável pela decoração do evento.

3. “É a primeira vez que você participa deste evento?”
Se for o caso, e você já tenha comparecido a várias edições, procure oferecer informação extra ou fale sobre o que é mais positivo no evento. Se for o contrário, então peça para que a pessoa lhe mostre o local ou fale sobre o que é mais interessante.

4. “Você conhece… ?”
Essa frase pode ser aplicada a praticamente qualquer situação ou pessoa. Pode ser uma empresa, um profissional, um livro… dependendo da resposta, você será capaz de estabelecer uma conexão em comum que tornará a conversa mais fluida.

5. “Há muito tempo que quero te conhecer”
Muitas vezes, a abordagem direta é a melhor prática. Aproxime-se da pessoa, estenda a mão e diga seu nome e na sequência o que fez com que estivesse tão interessado em encontrar essa pessoa. Evite coisas do tipo “Eu queria te conhecer porque sua empresa poderia ganhar com os meus serviços”. Lembre-se que admiração é uma coisa, tietagem e interesse são outras.

6. “Eu gostei muito do que você disse”
Se você assistiu à apresentação de um palestrante que admira, então respire fundo e se aproxime para discutir os tópicos mais interessantes da palestra. Começar com um elogio é sempre uma maneira de captar a atenção do interlocutor.

7. “Eu adorei o seu último post”
Se uma palestrante publicou em seu blog algum post do qual tenha gostado muito, não deixe de mencionar em uma conversa.

8. “Você sabe mais sobre a próxima palestra?”
Se a pessoa tiver mais conhecimento, deverá compartilhar as informações com você. Se estiver tão “no escuro” quanto você, vocês poderão gastar bons minutos especulando. A variante dessa frase é “Você sabe onde será a próxima palestra?” para pedir indicações.

9. “Posso te ajudar?”
Se você encontrar uma pessoa que parece ter dificuldades para equilibrar pasta, casaco e café, por exemplo, oferecer ajuda não apenas é um gesto de gentileza como um ótimo quebra-gelo.

10. “O que você recomenda?”
Boa frase para usar no caso de várias palestras, petiscos para experimentar ou mesmo coquetéis. Qualquer que seja o caso, todo mundo gosta quando lhe pedem uma opinião.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 10 frases para puxar conversa que são praticamente infalíveis

Deixe o seu comentário