Internautas revelam como é estar em coma

10102722671554

Publicado no Mega Curioso

O estado de coma acontece por diversos motivos, que incluem indução por meio de medicamentos, uso abusivo de álcool e outras drogas, diabetes e lesões graves na cabeça. Quando uma pessoa está em coma, é basicamente como se ela estivesse dormindo por muito tempo, mas será que é essa a sensação que tem alguém que passa por essa experiência?

Essa mesma pergunta foi feita a usuários do Reddit. Quem esteve em coma se lembra de alguma coisa? Será que durante o coma a pessoa teve sonhos e consegue se lembrar deles? Como é acordar depois de um tempo totalmente apagado? Algumas pessoas responderam a essas perguntas, e o Metro reuniu uma série de declarações curiosas. Confira:

“Eu não me lembro de nada do coma”;

“Não é nem mesmo como dormir sem sonhar. É nada”;

“Eu fiquei sem consciência por um dia ou dois. Eu me lembro disso, mas nada sobre o coma”;

“Um dos coágulos de sangue [de uma lesão cerebral] passou pelo meu coração. Eu me lembro de sentir isso em meu sonho. Eu estava olhando pela janela para as pessoas pulando para cima e para baixo e agarrando meu peito. Foi como se eu estivesse morrendo”;

“Meu irmão estava com uma camisa verde, e eu disse a todos lá que havia um homem fazendo sexo com uma tartaruga”, contou um usuário sobre um de seus sonhos malucos durante o coma;

“A memória da minha vida antes do coma é bastante limitada. A única coisa da qual eu me lembro com real clareza é do dia em que nós ganhamos um gato”.

Nos depoimentos, as pessoas contaram os motivos pelos quais estiveram em coma, sendo que a maioria foi causada por meningite ou acidentes muito graves. Muitos usuários relataram que precisaram reaprender a andar e a falar depois dos dias em sono profundo.

Quando um paciente está saindo do coma, geralmente ele passa por vários estados de consciência, que são medidos pelos médicos em uma escala chamada Glasgow — um teste que leva em conta a pontuação dos três critérios abaixo:

1) Abertura de olhos: o nível 1 indica que não há abertura de olhos, e o nível 4 indica que os olhos abrem espontaneamente;

2) Resposta verbal a um comando: o nível 1 indica nenhuma resposta, e o nível 5 indica alerta e conversação;

3) Movimentos voluntários em resposta a um comando: o nível 1 indica nenhuma resposta, e o 6 indica que o paciente obedece a comandos.

De acordo com a escala de Glasgow, um paciente em coma geralmente tem uma pontuação de 8 ou menos, o que significa que uma pessoa pode até mesmo falar quando está em estado de inconsciência.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Internautas revelam como é estar em coma

Deixe o seu comentário