Homem compra negativos desconhecidos e descobre uma das mais talentosas fotógrafas de rua do século 20

publicado no Hypeness

Em 2007, o corretor de imóveis e eventual historiador John Maloof estava em busca de material para compor um livro sobre bairro de Chicago Portage Park. Ele comprou em um mero leilão local uma caixa com 30 mil negativos.

Ao revelar alguns filmes descobriu que se tratavam de fotos de rua feitas nas décadas de 1950 e 60 retratando principalmente as ruas de Chicago e Nova York: crianças, cenas cotidianas e vários autorretratos. A única pista que tinha sobre a autoria daquelas imagens era um nome escrito num envelope: Vivian Maier. Sua árdua pesquisa em busca da fotógrafa misteriosa só obteve resultado em 2009, quando leu uma pequena nota no obituário publicado no Chicago Tribune. Maloof entrou em contato com os entes de Maier e descobriu que ela nascera nos Estados Unidos e passou a vida trabalhando como babá.

Provavelmente a artista não apresentou seu trabalho que produziu durante toda sua vida para ninguém. Ela os guardava junto com outros pertences em guarda-móveis da cidade, que foram abandonados com o tempo. Eles foram parar no leilão onde Maloof, por fim, comprou o restante do material, totalizando a aproximadamente 150 mil negativos.

Vivian Maier foi uma cronista de sua época e sua técnica aguçada para a fotografia continua sendo um mistério. Em 2013 foi lançado um documentário intitulado Finding Vivian Maier, onde vários especialistas discorrem sobre as obras da artista.

Foi publicado no Brasil o livro escrito por Maloof Vivian Maier – Uma fotógrafa de rua. Suas fotografias também foram exibidas por aqui durante os meses de abril e maio deste ano no MIS através da exposição O mundo revelado de Vivian Maier.

Undated, Milwaukee, Wisconsin

Undated, Milwaukee, Wisconsin

Undated, New York, NY

Undated, New York, NY

Undated

Undated

1959, Grenoble, France

1959, Grenoble, France

May 27, 1970, Chicago, IL

May 27, 1970, Chicago, IL

Undated, New York, NY

Undated, New York, NY

maier7

maier8

maier9

maier10

Undated

Undated

1954, New York, NY

1954, New York, NY

maier13

maier14

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Homem compra negativos desconhecidos e descobre uma das mais talentosas fotógrafas de rua do século 20

Deixe o seu comentário