10 dicas para fazer diferença no Brasil em 2016

2016

Sidnei Oliveira, na Exame

Conversando recentemente com minha mentorada Bel Pesce sobre o ano de 2015, acabamos fazendo projeções para 2016 e decidimos gravar um vídeo com dicas práticas para fazer diferença no próximo ano, afinal todos sabemos que será um ano histórico e com desafios inéditos para a maioria dos jovens.

As atitudes e ações que organizamos estão nesse vídeo:

1) Deixe de ser superficial – O próximo ano será histórico no Brasil por isso é importante que você leia, ouça e assista as coisas com mais atenção. Não se contente em saber apenas o que está na manchete, no post ou no primeiro parágrafo.

2) Use a ansiedade a seu favor – Você pode transformar a ansiedade em energia positiva se tiver foco em suas realizações. Seja ansioso com o que depende de você e não dos outros.

3) Faça as coisas sem adiamentos. Procrastinar só atrasa seu desenvolvimento e te deixa mais ansioso, pois mesmo que pareça estar sendo estratégico, a tarefa estará te esperando e terá que ser feita. Se tiver que adiar algo, que seja a expectativas no que depende dos outros.

4) Complete as coisas que decidiu fazer. Tenha cuidado para não transforma seus projetos em “morto-vivos” que você acabará desistindo e trará frustrações ao invés de realizações.

5) Persista diante das frustrações mudando as estratégias. Saber lidar com as frustrações e caminhar em direção daquilo que ainda não temos respostas e isso nos ajuda a crescer

6) Faça algo inusitado que te desafie e se transforme em um grande aprendizado. O “novo” nos ensina muito, pois nos leva a acontecimentos desafiadores que testam nossos talentos.

7) Faça uma nova grande amizade. Tenha pelo menos um novo relacionamento que tenha a capacidade de se transformar em algo significativo em sua vida. Conheça alguém que te desafie e que seja sincero contigo em qualquer circunstância.

8) Deixe de ser omisso com assuntos políticos. Supere as “desilusões” e se posicione seriamente, agindo intensamente para engajar outras pessoas para que também se posicionem. Senão, teremos sempre a mesma realidade política com desvios éticos proporcionados pela omissão das pessoas.

9) Pare de esperar por uma solução mágica. 99% das coisas que nos acontecem na vida são frutos de escolhas, erros e acertos, quem ignorar isso, viverá uma vida de ilusão.

10) Sonhe sempre, mas realize muito.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 10 dicas para fazer diferença no Brasil em 2016

Deixe o seu comentário