8 desafios para ser mais feliz em 2016

publicado no Administradores

Já estamos com um pé no próximo ano e talvez você já tenha pensado em sua lista de metas. Que sabe perder alguns quilinhos, começar alguma atividade física, ler mais, economizar ou até mesmo não cometer os erros do passado, mas o fato é que talvez, esteja deixando de fora dessa lista, algumas atitudes simples e que são fundamentais para o que buscamos – A felicidade.

Father and Son Playing on the Beach at Sunset

Father and Son Playing on the Beach at Sunset

Pois, no fundo é isso o que a gente quer.

A verdade é que hoje muito se fala e pouco se pratica acerca da felicidade, e assim este sentimento parece ficar cada vez mais distante, visto somente na vida alheia entre um like e outro.

A boa noticia é que dá pra ser feliz a sua maneira e isso não tem nada a ver com um corpo perfeito, um carro de luxo ou uma conta bancária bem generosa. A primeira decisão para se tomar quanto à própria felicidade, diz respeito ao seu estado de espírito e isso não tem nada a ver com religião, mas a maneira como encara o mundo e atribui valor aos acontecimentos da vida.

Conheço pessoas que vivem em busca da tal felicidade em bens materiais e acreditam que quando chegarem à velhice, terão economizado o bastante para ter a felicidade plena, existe ainda aquelas mulheres que vivem quase que de vento, na busca constante pelo corpo escultural, tão propagado pela mídia, acreditando que se vestirem manequim 36 serão completamente felizes tem ainda aquelas pessoas que depositam a felicidade no outro, perdendo o chão quando percebem que a recíproca não foi verdadeira.

O que quase ninguém fala, ou se fala diz apenas da boca pra fora é que felicidade não está em um lugar, um estado físico ou em coisas. A felicidade encontra-se em seu presente, em momentos cotidianos que podem até passar despercebidos. Isso parece clichê? Talvez seja, mas não saberia dizer isso de outra forma.

Confesso que ultimamente, tenho me preocupado com a distorção que as pessoas fazem da felicidade, e com o rumo que as coisas estão tomando. Esses dias sentada em um restaurante, não pude deixar de ouvir a conversa da mesa ao lado da minha. Duas amigas aparentemente muito jovens conversavam amistosamente, entre uma confidencia e outra uma delas disparou, que sente uma enorme felicidade ao ver o número de curtidas que recebe quando tira selfies e coloca em suas redes sociais. Nesse momento imediatamente me veio à memória uma frase da música de Nando Reis: O mundo está ao contrário e ninguém reparou?

Por isso, antes que o ano acabe, lanço a você um desafio e ele em nada tem a ver com o mundo tecnológico, não vale nem publicar em redes sociais, pois são coisas simples que devem ser curtidas na vida real, você topa?

8 Desafios para ser mais feliz em 2016:

Caminhe descalço – Deixe os sapatos de lado e ao menos algumas vezes durante o próximo ano, coloque seus pés em contato com a terra, com a grama ou a areia da praia. Sinta-se ligado ao chão e ao momento, busque a energia proporcionada por essa experiência. Além de ser um momento relaxante é também algo revigorante, mas faça isso de maneira consciente, sentindo onde pisa, você pode descobrir sensações muito agradáveis.

Presenteie alguém com algo feito por você – Vale qualquer coisa, desde que tenha sido feita por você, para quem gosta de cozinhar pode ser um bom pretexto para testar aquela receita especial. Se você gosta de fotos, que tal montar um mosaico para surpreender um amigo? As ideias são infinitas e ver a felicidade da pessoa que receberá o que foi feito por você é o melhor presente.

Escreva uma carta à mão – Pouco importa se a carta vai ser entregue pessoalmente ou pelo correio, se vai ser para um amigo, alguém da família ou qualquer outra pessoa, o que importa na verdade é a vontade de escrever. Deixe de lado o computador, pegue o papel e a caneta e mãos a obra!

Visite um sebo – Percorrer por entre corredores e estantes de um sebo (lugar que vende livros usados) pode ser uma experiência fantástica, mesmo que você nem tenha tanto gosto pela leitura. Se quiser deixar a experiência ainda mais interessante, convide um amigo para lhe acompanhar, é diversão garantida!

Envie referências por e-mail – Particularmente gosto muito quando abro meu e-mail e lá em minha caixa de entrada tem uma mensagem de um amigo dizendo que lembrou de mim em uma imagem, matéria ou indicação de conteúdo legal. Neste momento me sinto especial por ser lembrada, e da mesma forma procuro retribuir essa gentileza às pessoas que me cercam. Enviar algo que achou bacana por e-mail é um gesto de delicadeza que pode ser a melhor coisa para o dia de alguém, você já pensou nisso?

Sorria mais para quem você não conhece – Que tal dar mais sorrisos verdadeiros para desconhecidos? Perceba-se mais. Normalmente temos o costume de sorrir automaticamente e de maneira sem graça para quem não conhecemos. É quase como se fosse “por educação”. E se ao invés disso, se conscientizar quantos aos seus sorrisos? Sorrir intencionalmente é infinitamente melhor do que sorrir automaticamente, pois tira as pessoas de seu estado de zumbi devido muitas vezes a horas de trabalho repetitivo. Um sorriso verdadeiro além de ser percebido faz um bem danado para quem o dá e para quem o recebe.

Conheça novos lugares – Você não precisa ter muito dinheiro para isso. Lugares novos nem sempre custam caro (as vezes não custam nada). Visitar um parque, uma atração turística ou um museu de sua cidade pode ser algo bem bacana, mas vá sem expectativas você pode ser surpreendido positivamente.

Fique feliz por um amigo – Ultimamente vivemos em um mundo tão egóico que felicidade genuína está quase em extinção. Quebre este ciclo, deseje felicidade aos outros, independente se estiverem melhor ou pior do que você. Ao se sentir feliz pelos outros, sem inveja ou rancor estará trazendo boas energias a sua vida e como diz uma frase que ouvi na infância: Felicidade quando é dividida se multiplica.

Que você tenha um ano de muitas felicidades em sua vida.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 8 desafios para ser mais feliz em 2016

Deixe o seu comentário