12 lições de Marie Kondo pra colocar ordem nas suas coisas

publicado no fashionismo

É só o ano novo chegar e aquela sensação de renovação, novas metas, projetos e expectativas. No quesito moda, um tema vira o centro das atenções nessa época do ano: o armário! Diz aí, quem nunca se viu querendo fazer uma limpa geral no closet, desapegar de roupas velhas ou nunca usadas e fazer a energia fluir!? E não é modo de dizer não, uma boa organização deixa sua casa com boas energias.

Aproveitando a 1ª segunda-feira do ano, tem um livro que li recentemente e ajuda de maneira profissional – e bem prática – à arrumar sua casa pra iniciar bem o ano! A japonesa Marie Kondo (que me foi apresentada pela Alê, nesse post aqui) é uma super guru da arrumação e lançou seu livro “A mágica da arrumação – A arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida”, bestseller super útil pra quem quer dar uma renovada na casa, do armário às miudezas.

marie-kondo-livro-620x476

O livro é muito didático, fácil de ler e, pra incentivar seu ano novo, separei alguns pontos básico do livro que vão te ajudar a começar!

1. Tenha foco e dedique seu tempo integralmente à arrumação. Fazer uma etapa de cada vez não vai ajudar, separe um dia inteiro pra focar na reorganização. O segredo é fazer uma mudança drástica e repentina a ponto de levar a uma mudança interna igualmente drástica. Não se consegue o mesmo impacto se o processo for gradual.

2. Tirar de um lugar para o outro não adianta nada, você só está tirando a bagunça de vista. Seja fria e criteriosa na hora do descarte, só assim que no final você verá o efeito.

3. O processo de arrumação consiste em duas tarefas: descartar e guardar. O descarte deve vir primeiro sempre, desobedecer essa regra é uma das razões pelas quais as pessoas não conseguem progredir com o plano.

4. Visualize os objetos. Tire todas as roupas do armário, coloque todos os livros no chão, espalhe toda a papelada. Só assim você tem noção do volume que tem de verdade e ainda se lembra de peças esquecidas ou mal guardadas.

5. Um critério pra saber o que deve jogar fora ou não: esse item deixa você feliz? Aquela saia que você comprou um tamanho menor e nunca conseguiu usar, um livro encostado por muito tempo, nada disso provavelmente te deixa feliz, mas sim ou pressionada ou é simplesmente algo inútil pra você.

6. Separe por categoria e não por localização. Não escolha um cômodo, mas sim um dia para roupas, outro para livros e assim por diante (no livro, cada categoria é detalhada). Só assim seu descarte será verdadeiramente eficiente.

7. Comece pelas roupas, depois livros, papeladas, itens variados e, por fim, itens de apego emocional, como presentes e lembranças. Seguindo a ordem dessas categorias, você também conseguirá aprimorar a arte do descarte e conseguirá se desprender de forma mais fácil.

8. Não deixe sua família ver! Evite mostrar itens descartados, especialmente à sua mãe. Sem dúvida ela acabará querendo ficar com algo que ela sequer compraria e isso só vai levar a acumulação de um lugar para outro. A arrumação exige calma e tranquilidade, sem confusão ou companhia.

9. Na hora de arrumar o armário, pendure peças da mesma categoria lado a lado, dividindo o espaço em seções de blazers, vestido, etc. Veja se a roupa pode ser dobrada ao invés der pendurada, muitas vezes o espaço que se pendura 10 camisas, pode-se organizar 20 ou 40. O livro tem muitas dicas preciosas de otimizar o espaço, do closet ao armário da cozinha.

10. Evite empilhar coisas, organize-as de forma vertical. Esse é um hábito comum, especialmente quando falamos de blusas ou livros, mas quando fomam-se pilhas, aumentamos as chances de acumular coisas sem perceber, sem contar que é difícil ter acesso aos itens da parte de baixo, logo deixamos-os esquecidos e estes perdem a usabilidade.

11. Seus sentimentos serão parâmetro para esse método de arrumação, não se preocupe se descartou coisas demais, pois chegará o momento em que você saberá o quanto é suficiente.

12. A origem da bagunça é a incapacidade de recolocar as coisas em seus devidos lugares, portanto a organização deve simplificar o ato de guardá-las e não apenas pegá-las. Resumindo, uma casa bem arrumada é de uma forma simples e eficiente.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 12 lições de Marie Kondo pra colocar ordem nas suas coisas

Deixe o seu comentário