Bebês sorriem só para ver as mães sorrindo de volta

publicado no Ciência Maluca

Não pense que bebês sorriem sem querer, por nada. Eles sabem muito bem o que estão fazendo e o que querem com isso: ver outro sorriso nascendo no rosto de quem está por perto. E eles sabem a hora certa, não saem distribuindo simpatia toda hora. Esperam o melhor momento para abrir o sorrisão e agradar seus pais.

bebe

É o que descobriram pesquisadores americanos. Eles observaram as interações de 13 pares de mães e seus bebês e jogaram os dados em um programa usado para construir robôs, que ajuda a programá-los para agirem de um jeito específico, com base em um objetivo pré-determinado. Só que eles usaram a ferramenta no modo reverso: ao colocar as expressões dos bebês, o programa avaliou as expressões dos pequenos e detectou se havia algum objetivo ao sorrir. Descobriram que sim: 11 bebês sorriram intencionalmente, à espera de outros sorrisos.

E a tática dos bebês funciona muito bem, Os cientistas desenvolveram ainda um programa que copiou as ações dos bebês e as transferiram para um robô batizado (!) de Diego San. Trinta e dois estudantes passaram 3 minutos na companhia de Diego San. Só que o robô-bebê tinha outros três padrões de comportamento (ex: sorrir toda vez que o estudante sorria), além da cópia dos pequenos humanos. Diego San despertou bem mais alegria quando agiu como um bebê de verdade: os estudantes sorriram muito mais para eles. E olha que os voluntários nem imaginavam quando Diego estava ou não copiando um bebê.

Espertinhos desde cedo, não?

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Bebês sorriem só para ver as mães sorrindo de volta

Deixe o seu comentário