Quatro dicas simples para fazer a vida útil de sua bateria durar mais

publicado no Hypescience

Baterias de íon-lítio são inimigas número um de quem depende delas. Motivo? Parecem acabar quando mais precisamos.
Quer sejam utilizadas em um carro elétrico ou um dispositivo portátil, como um smartphone ou laptop, existem algumas coisinhas que podem fazê-las durar mais, no entanto.

As dicas abaixo se concentram principalmente em estender a vida útil das baterias, para que não precisem ser substituídas com tanta frequência.

Se você quer maximizar seu tempo de carga apenas para este momento, possivelmente à custa de ter que substituir a bateria mais cedo, confira as dicas adicionados ao final do artigo.

bateria-838x471

AVISO: Baterias de íon-lítio não são sempre iguais. Esse guia se refere a baterias com cátodos de fosfato de ferro-lítio ou de lítio-cobalto, que tendem a ser as substâncias mais utilizadas. No entanto, existem outras, incluindo cátodos em espinela de lítio-manganês que têm características ligeiramente diferentes. Em caso de dúvida, peça orientação ao fabricante da sua bateria.

Dica 1: Use-a ou perca-a

É importante lembrar que as baterias não degradam apenas durante o uso, mas também quando ficam sentadas em uma prateleira. Esta é uma razão pela qual a maioria dos fabricantes especificam não apenas um ciclo de vida, mas também uma data de expiração para as baterias.

Então, uma boa abordagem é tratar as baterias e dispositivos alimentados por bateria como se fossem produtos lácteos. Compre os mais frescos sempre que possível. Um produto um pouco mais velho pode ser bom, especialmente se houver um desconto, mas espere que ele expire mais cedo.

Além disso, evite a compra de baterias com origem duvidosa e de produtos que você só espera usar um longo tempo a partir de agora.

Dica 2: Mantenha a bateria em temperatura ambiente

Em termos de ambiente operacional, a influência mais importante na vida da bateria é a temperatura. Baterias de íon-lítio são tipicamente melhores em temperatura ambiente de 20 a 25 ° C.

Em temperaturas mais quentes, uma camada protetora no interior das baterias quebra e precisa ser reconstituída, e isso suga um pouco da capacidade de energia que ela tem para oferecer.

Já em temperaturas mais frias, as reações químicas dentro da bateria ficam mais lentas. Quando combinado com o consumo de energia significativa, isso causa um problema semelhante a obras rodoviárias durante a hora do rush: muitos carros tentando passar em poucas pistas.

No geral, porém, o frio é menos prejudicial do que o calor. Então, se você tiver escolha entre colocar o seu telefone no sol ou à sombra, o último é provavelmente preferível.

Dica 3: Saiba quando carregar ao nível máximo

A terceira dica diz respeito à quando e por quanto tempo as baterias devem ser carregadas. Um dos aspectos mais amplamente conhecidos sobre a vida da bateria é o “efeito memória”.
Em baterias químicas mais velhas, tais como de níquel-cádmio, o carregamento parcial diminui significativamente a capacidade de energia.

O que é menos conhecido é que o “efeito memória” em baterias de íon-lítio, se existe, tende a ser muito pequeno. Em vez disso, elas têm características bastante matizadas. Quando não estão em uso, as baterias degradam mais quando totalmente carregadas. Assim, se não forem ser usadas durante vários dias ou semanas, devem idealmente ser mantidas a um nível de carga relativamente baixo, por exemplo, cerca de 20%.

Por outro lado, quando são carregadas e descarregadas frequentemente, o melhor é manter as baterias o mais próximo da marca de 50% quanto possível. Então, se você carrega e descarrega baterias apenas um pouco de cada vez, é muito melhor fazer isso entre 45-55% do que entre 90-100%.

Dica 4: Não sobrecarregue a bateria

A última dica diz respeito a consumo de energia. Forçar a bateria a fornecer grandes quantidades de potência ou carregar muito rapidamente é equivalente a aquecê-la e esfriá-la ao mesmo tempo: a camada protetora se quebra e se reconstrói e, simultaneamente, muitos carros provocam um engarrafamento mesmo sem obras rodoviárias.
Mesmo carregar e descarregar a taxas mais baixas tende a ser ainda pior do que deixá-la sem uso totalmente carregada. Portanto, tente não colocar muito estresse em sua bateria a qualquer momento.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Quatro dicas simples para fazer a vida útil de sua bateria durar mais

Deixe o seu comentário