Ficar checando e-mails faz mal para saúde

Se você tiver algumas centenas de e-mails para serem lidos, nem comece a se preocupar

Stress_no_computador_0

Felipe Germano, na Superinteressante

Ter uma caixa de e-mails lotada talvez seja só um sinal de que você está cuidando bem da sua saúde. Pelo menos essa é a desculpa que pode ser usada depois que um grupo de pesquisadores da Future Work, uma organização que produz estudos de maneira independente, atestou: ficar checando e-mails pode te fazer mal.

De acordo com o estudo, a utilização do e-mail está intimamente relacionada aos níveis de estresse das pessoas. Quanto mais você checa seu e-mail, mais estressado você fica. “Os hábitos que desenvolvemos, as reações emocionais que as mensagens nos trazem e as regras de etiqueta (não escritas) que existem em relação ao e-mail se combinam em uma fonte de estresse que pode impactar negativamente nossa produtividade e bem-estar”, aponta um dos responsáveis pela pesquisa, Richard MacKinnon, em comunicado à imprensa.

A pesquisa foi feita com cerca de dois mil ingleses com diferentes tipos de trabalhos e setores da economia. E os resultados mostram que quase metade dos entrevistados possuem no celular o sistema de notificação automática ao receberem e-mail (função chamada push), além disso 62% deles mantém uma janela de e-mails aberta durante todo o dia. Os maiores índices de estresse foram encontrados naqueles que checam as logo que acordam ou tarde da noite.

Os pesquisadores apontam que a personalidade de cada um acaba sendo o termômetro para ver o quanto os e-mails vão afetar ou não sua qualidade de vida, mas que um impacto, em geral, é sentido. Para os interessados em um maior relaxamento, o estudo afirma que algumas atitudes podem ajudar, entre os atos citados estão questionar se é realmente necessário abrir os e-mails, organizar seu dia priorizando seu trabalho (dando menos importância para outros assuntos que chegam na sua caixa) e desligar as notificações automáticas das mensagens no celular.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Ficar checando e-mails faz mal para saúde

Deixe o seu comentário