A Teoria dos Contextos – porque a criatividade é tão importante para o ser humano

publicado no Linkedin

Você sabe porque trabalha? A princípio, esse é um tipo de pergunta que pode lhe soar estranha. Mas, quando alguém começa a se perguntar porque será que está se arrastando da cama todas os dias de manhã, ao invés de estar vivendo plenamente sua própria vida, pode ser que a questão, então, comece a fazer um certo sentido.

AAEAAQAAAAAAAAVwAAAAJDk3YmI3MzBlLTkwZjMtNGQzYy04ODY3LTllYWY4ZDczMGRlOA

Se nos propuséssemos a fazer uma rápida pesquisa, tenho a convicção de que, para a grande maioria das pessoas, aquilo que fazemos todos os dias deveria ser algo desafiador, atraente, estimulante e significativo. E talvez, com um pouco de sorte, importante também.

A parte mais estranha disso tudo é que nossa aparente irracionalidade não termina por aí. Se você fizer a alguém a pergunta: Você trabalharia se não recebesse pelo que faz? Provavelmente a resposta seria “NÃO”.

Mas será que é por dinheiro que fazemos o que fazemos?

Em geral, todos temos uma certa crença de que recompensas “materiais” são razões ruins para fazermos o que fazemos. Por exemplo: quando dizemos que alguém faz algo “apenas por dinheiro” certamente não estamos sendo descritivos. Estamos sim, colocando um certo tipo de julgamento negativo nessa declaração. Ou estou errado?

Para Barry Schwartz, autor do livro The Paradox of Choice, refletir sobre essas questões nos faz levantar uma reflexão importante e profunda. Ele acredita que este é um pensamento importante porque, para a esmagadora maioria das pessoas, o trabalho que realizam não carrega nenhuma das características importantes que deveriam ter. A dúvida que talvez nos incomode quando pensamos dessa forma é: porque será que nós, como sociedade, permitimos que a maioria das pessoas façam trabalhos monótonos, sem sentido e sufocantes quando acreditamos que deveria ser exatamente o contrário o que deveriam fazer? Ou, porque é que durante o desenvolvimento do capitalismo, nos permitimos desenvolver uma forma de produção de bens e serviços na qual as satisfações “não materiais”, oriundas do trabalho, foram sendo eliminadas todas, uma a uma, das opções de grande valor?

A resposta para estas questões, ainda segundo Schwartz, está na tecnologia. Mas não a tecnologia das coisas, aquela sobre a qual estamos acostumados a pensar, e que é extremamente importante nos dias atuais. A tecnologia a que Schwartz se refere é a “tecnologia das ideias”. Segundo ele, além de criar coisas, a ciência cria IDEIAS. Ou seja, novas formas de entendimento, novas maneiras de entender o mundo e que, em última instância, serão sempre determinantes para o entendimento que temos a respeito de nós mesmos.

Quem é pequeno vê no maior apenas o que um pequeno é capaz de perceber.

Gosto desse tipo de reflexão, porque ela traz à tona uma ideia que costumo chamar de “A Teoria dos Contextos”. E o que ela diz? Segundo essa minha teoria, o contexto no qual estamos inseridos tem sempre um enorme poder sobre a forma como pensamos, sobre aquilo que queremos ser (ou nos tornaremos), e também sobre a forma como agimos.

Quer um exemplo? Então vamos lá.

Se você pensar que sua pobreza é proveniente da vontade de Deus, o que você faz? Você reza. Se você pensar que ela é o resultado de sua inadequação, você se desespera. Já se pensar que ela é o resultado de algum tipo de opressão ou de alguma forma de dominação, então você se erguerá e se revoltará contra essa situação. Certo?

É interessante notar como as nossas respostas em relação a algo (a pobreza, no caso) podem assumir formas tão diferentes quanto a resignação, o remorso ou até mesmo a revolução. O que será determinante para a produção de sua resposta, como no exemplo mencionado acima, será sempre a sua maneira particular de entender o contexto. A forma como você percebe o mundo. E esse é o papel das ideias na modelagem de nossas vidas. Esse, é o motivo pelo qual a criatividade, ou a capacidade de produzir ideias novas é tão importante para todos nós.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for A Teoria dos Contextos – porque a criatividade é tão importante para o ser humano

Deixe o seu comentário