8 diferenças no modo de viver das pessoas autoconfiantes

publicado no Brasil Post

Algumas pessoas têm aquele “algo a mais”.

Quando entram numa sala, elas chamam a atenção dos presentes. Mas a verdade é que elas não nasceram dotadas do gene da confiança. São seus comportamentos diários que contribuem para sua personalidade autoconfiante.

Isso é boa notícia: significa que qualquer pessoa pode adotar os hábitos que as pessoas autoconfiantes praticam regularmente.

Group of People Happily Lifting Up a Young Boy

Group of People Happily Lifting Up a Young Boy

Veja abaixo como as pessoas dotadas de autoconfiança grande encaram a vida de maneira diferente das outras pessoas.

1. Elas são mais produtivas.

Confiança = atividade.

Pesquisas sugerem que as pessoas autoconfiantes talvez sejam mais produtivas porque seus pensamentos inspiram ações reais. Não é por nada que elas parecem dominar seus locais de trabalho.

2. Sua linguagem corporal ajuda a reforçar sua autoconfiança.

Estudos revelam que a postura das pessoas exerce influência sobre como elas se sentem por dentro. Uma postura ereta e até mesmo a prática de alongamentos podem ajudar as pessoas a se sentirem mais poderosas. E as pessoas autoconfiantes aproveitam essas pequenas modificações ao máximo.

3. Elas não são autoconfiantes o tempo todo.

Todas as pessoas têm suas falhas, mesmo as pessoas que possuem aquele “algo a mais”. A diferença consiste em reconhecer essas inseguranças e levar a vida adiante, mesmo assim.

Pesquisas mostram que a autoaceitação é fundamental para ter uma vida mais feliz, mas é um hábito que muitas pessoas praticamente apenas raramente.

As pessoas autoconfiantes não são sobre-humanas – mas aceitam suas imperfeições plenamente e vivem uma vida feliz, apesar delas.

4. Elas correm atrás do sucesso.

A palavra “não” não consta do vocabulário da pessoa autoconfiante, pelo menos quando o assunto é o sucesso. A autoconfiança é crucial para a carreira profissional, segundo estudo publicado no periódico Basic and Applied Social Psychology.

A pesquisa revelou que, quanto maior é a probabilidade de uma pessoa conseguir visualizar-se alcançando sua meta, maior é a probabilidade de ela conseguir fazê-lo, segundo a Fast Company.

5. Elas encarnam a celebridade que existe em seu interior.

O lema da pessoa autoconfiante é “eu sou Beyoncé”. Bem, na verdade pode ser que esse lema seja apenas o da autora deste texto, mas, seja como for, existe algo de poderoso na celebridade.

Pesquisas publicadas no periódico Personal Relationships descobriram que, quando as pessoas anotam qualidades que possuem em comum com suas celebridades favoritas do mesmo gênero que elas, sentem-se muito mais motivadas a mostrar o que têm de melhor.

6. Elas se aferram às suas convicções.

As pessoas autoconfiantes confiam em suas próprias opiniões – mas não deixam de dar ouvidos aos outros, é claro.

A coach de autoconfiança Susie Moore explicou em um blog do HuffPost que as pessoas autoconfiantes ouvem todos os lados em uma discussão, mas acabam apostando na posição que, para elas, é a melhor.

“Outras pessoas são bem intencionadas e às vezes pecam por excesso de cautela”, ela escreveu.

“As pessoas autoconfiantes ouvem as outras pessoas, mas não deixam que os pontos de vista diferentes delas as afastem de seu caminho.”

7. As pessoas autoconfiantes não têm medo de fracassar.

Todo o mundo enfrenta reveses. A autoconfiança não quer dizer fazer tudo certo – é continuar trabalhando ou lutando mesmo depois de ter pisado em falso.

E às vezes isso pode ter resultados positivos que transcendem a autoconfiança: pesquisas sugerem que as pessoas que parecem mais autoconfiantes também são vistas como mais inteligentes.

8. Elas não têm medo de ser autoconfiantes.

As pessoas autoconfiantes não evitam afirmar-se, quer estejam realmente se sentindo à vontade com isso, quer estejam apenas fingindo. A cantora Demi Lovato pergunta em um single recente: “O que há de errado em ser autoconfiante?”

Resposta: absolutamente nada.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 8 diferenças no modo de viver das pessoas autoconfiantes

Deixe o seu comentário