2 perguntas que as pessoas fazem quando te conhecem

publicado no PE&GN

A primeira impressão que formamos sobre alguém é sempre construída de maneira bastante rápida. Mas como funciona nossa cabeça durante esse processo e quais são os critérios que nos fazem gostar ou não de uma pessoa quando conversamos com ela pela primeira vez?

amy

É para responder a essa pergunta que Amy Cuddy, psicóloga e professora da Harvard Business School, estuda há mais de 15 anos o funcionamento da mente humana na formação de primeiras impressões.

Segundo Amy, todos buscam responder, inconscientemente, a duas perguntas quando conhecem alguém: “Será que eu posso confiar nesta pessoa?” e “Esta pessoa merece meu respeito?”. Essas duas questões são relacionadas diretamente ao quão agradável e competente alguém é — ou, ao menos, aparenta ser.

É claro que ser agradável e competente são características que todos querem para si, mas Amy afirma que a maioria das pessoas acredita que vale mais parecer inteligente e habilidoso do que ser amável — e isso aconteceria com mais intensidade no meio corporativo.

A psicóloga diz que a amabilidade, essencial para a confiança, é o que mais influencia uma pessoa quando ela avalia um desconhecido. “Se alguém que você está tentando influenciar não confia em você, você não vai conseguir ir muito longe; na verdade, pode ser até que a pessoa comece a suspeitar de você, pois você pode passar a imagem de manipulador”, explica Amy ao site americano Independent.

Esse tipo de comportamento analítico das pessoas é até mesmo explicado pela psicológica como uma lógica de sobrevivência quase instintiva. Isso porque, em uma perspectiva evolucionista, para os homens das cavernas era mais relevante saber se uma pessoa era confiável, e não se ela era forte e habilidosa, pois isso poderia ser visto como um perigo em potencial.

“Uma pessoa amável que é forte provoca admiração, mas apenas depois que a confiança foi estabelecida é que a força só se torna um dom, em vez de uma ameaça.”

Em seu novo livro, “Presence — Bringing your boldest self to your biggest challenges” (algo como, “Presença – Trazendo o que há de mais ousado em você mesmo para enfrentar seus maiores desafios”), Cuddy fala sobre práticas que as pessoas podem adotar para se sentirem mais confiantes e passarem essa imagem adiante.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 2 perguntas que as pessoas fazem quando te conhecem

Deixe o seu comentário