Estudo explica por que o som da água faz com que as pessoas durmam mais facilmente

201601231632232s0bhy6qlt

Publicado na RedeTV!

Ao longo do desenvolvimento cognitivo dos seres humanos, o cérebro passa a identificar certos sons como indicativos de ameaças ou de algo que o indivíduo precisa de atenção imediata, como um grito repentino ou uma sirene, por exemplo. Com isso, entende-se como o barulho da chuva ou das ondas do mar consegue ajudar algumas pessoas a dormirem com mais facilidade.

Para o professor associado de saúde biocomportamental da Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA), Orfeu Buxton, “esses barulhos lentos e sibilantes são sons não ameaçadores e, por isso, servem para acalmar as pessoas. É como se eles estivessem dizendo ‘não se preocupe, não se preocupe”, afirmou.

De acordo com o site “Live Science”, o que diferencia o ruído da água é a forma como ele desarma o “sistema de vigilância” do nosso cérebro, que normalmente é ativado apenas quando alguém se sente ameaçado. Mesmo o som das ondas quebrando na praia, que possui variações no ritmo e no volume, ainda é captado de uma forma menos intensa do que algo se quebrando subitamente ou um telefone tocando, por exemplo.

via GIPHY

Em um estudo conduzido em um hospital no ano de 2012, Buxton observou que 90% dos participantes que tinham acabado de adormecer eram facilmente acordados pelo barulho de alarme de algum aparelho, mesmo que o som estivesse extremamente baixo.

Nesse mesmo estudo, o cientista percebeu que ruídos como o de um helicóptero passando ao longe ou o tráfego de veículos nas cercanias não acordaram os participantes com tanta frequência quanto alarmes, telefones ou mesmo pessoas conversando. No caso da água, a constância dos sons provocados por ela abafam outros barulhos, passando uma sensação de segurança maior, o que ajuda um paciente – ou qualquer pessoa – a dormir mais facilmente.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Estudo explica por que o som da água faz com que as pessoas durmam mais facilmente

1 Comentário

Deixe o seu comentário