O que fazer com as tarefas que você vive adiando?

procrastinacao

Thais Godinho no Vida Organizada

Acho que praticamente todo mundo já teve uma tarefa que simplesmente não saía da lista. Ou porque era difícil, ou porque era chata, ou porque você simplesmente não sabia por onde começar, entre outros motivos. E o que é mais engraçado é que vira e mexe aparece uma dessas novamente na nossa vida. E aí, o que fazer? Deixar para o último minuto? Vamos bater um papo sobre como lidar de forma mais saudável e com menos pressão com essas tarefinhas.

Como saber se a tarefa importante

Em primeiro lugar, ela tem um prazo? Se tiver, esse é um bom guia. Além de analisar o prazo, pergunte-se: essa tarefa diz respeito a um acordo que fiz comigo mesma(o) ou com outra pessoa? O que acontece se eu quebrá-lo? Como vou me sentir? Será que ela faz parte de um projeto importante para mim ou que afete outras pessoas da minha equipe? Outras perguntas legais a serem feitas é se a tarefa diz respeito a um objetivo que você quer alcançar, por exemplo. Tudo isso pode te ajudar a desenvolver a motivação necessária para executá-la.

Destrinche em pedaços menores

Se a tarefa é chata, difícil ou você não sabe por onde começar, destrinche em pedacinhos.
Click To Tweet

Podem ser pedacinhos ridículos como: preciso fazer uma apresentação. Ok, então primeiro vou criar o arquivo PPT. Ótimo, agora vou fazer o template da apresentação. Fiz. Na sequência, vou inserir os títulos. E por aí vai. Destrinchar em pequenos (até pequeninos) passos pode ajudar.

Use a técnica Pomodoro

Marque o alarme do seu celular para tocar daqui a 25 minutos e, durante esse tempo, trabalhe focada(o) nessa tarefa, fazendo o melhor que você puder. Quando o tempo acabar, você pode parar e continuar depois ou, se tiver tempo e quiser, pode finalizar a tarefa. O fato de você ser “obrigada(o)” a focar nela durante esses 25 minutos tira uma vontade sabe-se lá de onde de completá-la, o que é sempre bom para o cérebro (e para você como um todo, já que conseguirá engolir esse sapo).

Esclareça melhor o que fazer e feito significam

Analise sua tarefa com lentes de produtividade: O que é isso? Qual a primeira coisa que devo fazer com relação a esse negócio nesse momento? Quando posso considerar isso concluído? Isso te ajuda a esclarecer melhor o que sua tarefa significa. “Montar apresentação” pode parecer difícil de fazer, mas “Criar documento PPT com título da apresentação” não. Saber que “ter a apresentação pronta até quinta-feira” é o seu resultado desejado faz seu cérebro pensar melhor na estratégia que você vai percorrer para chegar até lá.

E você, costuma procrastinar tarefas? Como você lida com elas?

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for O que fazer com as tarefas que você vive adiando?

1 Comentário

Deixe o seu comentário