Por que você se transforma em um idiota quando enche a cara?

publicado no Ciência Maluca

A conversa na mesa de bar começa amena, cheia de sorrisos e risadas. Três horas depois, o cenário muda: você começa a discutir por qualquer motivo e a se irritar com o primeiro amigo a discordar de você. No dia seguinte, vem a ressaca moral – e a necessidade de se desculpar pelo seu comportamento exagerado.

drunk2

Não é regra, nem todo mundo age assim. Mas sempre tem aquele amigo do amigo de um amigo que seu que começa a causar lá pela quarta ou quinta garrafa de cerveja. E agora a ciência já consegue entender a razão: a genética.

Quando pesquisadores finlandeses perguntaram a 156 pessoas sobre seus traços de personalidade e histórico de bebedeiras, eles descobriram que quem carrega uma mutação genética específica (chamada HTR2B Q20) tende a ser mais agressivo quando fica bêbado.

Em geral, todo mundo acaba ficando mais impulsivo ao beber. Culpa mesmo do efeito do álcool no cérebro – a bebida altera os receptores de alguns neurotransmissores e deixa você bem mais soltinho. E ainda aumenta os níveis de dopamina. Aí você se sente tão bem que acaba por fazer coisas que sóbrio provavelmente não faria.

Até aí normal. Só que entre aqueles que têm a tal mutação genética, esse comportamento impulsivo se transforma em agressividade. É quando as discussões no bar começam a tomar um rumo bem menos divertido.

Encontrou uma boa desculpa para justificar seu comportamento? Bem, só tem um porém: essa mutação aparece em apenas 2% da população, segundo a pesquisa. Portanto, se você é da turma dos nervosinhos, ou faz parte de um seleto grupo dos azarados, ou precisa parar de jogar a culpa na bebida.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Por que você se transforma em um idiota quando enche a cara?

Deixe o seu comentário