5 passos para você aprender a comer com (mais) consciência

MAN HOLDS UP A KNIFE AND FORK, 1960S

 

Publicado no Brasil Post

Esqueceu de almoçar? Almoçou rapidamente na frente do computador? Comeu em pé?
Comeu toda a caixa de bombons sem mesmo perceber?

Você se beneficiaria muito mais se fosse realmente consciente ao comer.

Com o estresse das nossas vidas urbanas corridas, a refeição ficou em segundo plano e, até às vezes, percebida como uma perda de tempo. Esse comportamento acelerado e automático na hora de comer é, hoje em dia, muito comum apesar de ser maléfico para a nossa saúde.

Antigamente, o momento da refeição era sagrado. Não se podia atrasar o almoço ou servi-lo uma vez às 12h e outra às 14h. Na realidade, continua assim em pequenas cidades do interior do País, onde parar duas horas no horário do almoço continua sendo a norma.

A ciência mostra que as nossas rotinas e atitudes na hora de comer são importantes para o nosso metabolismo. Hoje em dia, muitos de nós perdemos a rotina e perdemos a saúde.

Comer sentado na mesa compartilhando com os outros é um momento importante do nosso dia. É comprovado que quando prestamos atenção, respeitamos o nosso corpo e as nossas sensações (fome, saciedade, e também vontade), a nossa tendência é comer menos e ficar mais satisfeito. Já publiquei aqui um artigo descrevendo como comer com prazer ajuda a comer menos.

O que é o Comer Consciente?

Comer Consciente (Mindfull Eating, em inglês), é um conceito derivado da prática budista batizada de mindfulness, que significa “estar presente” no momento da refeição.

O “mindfulness” é uma prática usada há décadas para ajudar pacientes a lidar com o estresse, e está sendo cada vez mais usado também na hora de se alimentar.

O princípio é prestar atenção no momento presente e centralizar a atenção sobre si mesmo, se concentrando sobre as suas sensações e seus ritmos biológicos, como respiração e ritmo cardíaco, assim como sobre suas vontades e desejos. Tudo isso na hora de comer.

Não deveríamos esquecer que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos também.

Essas praticas simples são ao alcance de todos e em qualquer lugar. Não precisa virar monge budista para conseguir isso, por exemplo. Cada passo que você faz já é uma evolução na sua consciência alimentar e ajuda você a melhorar a qualidade e o comportamento de como você come.

Claro que se você se interessar muito pelo tema, vale a pena procurar ajuda para aprender a praticar melhor o comer consciente e, porque não, a meditar também.

Aqui estão 5 passos simples para praticar o Comer Consciente:

1. Respeite seu corpo e sua fome

Pergunte-se: O que estou sentindo? Como está minha fome? Respeite sua fome e saciedade, escute o seu corpo, e responda às sensações que ele manda. Uma coisa tão simples para o recém nascido pode parecer difícil para nós, especialmente para quem tem uma historia de muitas dietas e restrições. As vezes não se sabe mais se o que sente é fome ou ansiedade, ou até mesmo cansaço. Por isso precisa voltar a conversar com o próprio corpo. Está perdido? Respeite as refeições principais: café da manha, almoço, lanche da tarde, e jantar. Não espere uma fome de leão chegar. Respeite sua fome física.

2. Respeite suas vontades

Pergunte-se: O que eu realmente quero? A ditadura da magreza e o terrorismo nutricional nos fazem escolher opções que não são necessariamente aquelas que queremos e isso pode nos deixar frustrados. É importante comer as refeições principais com qualidade, fazer as melhores escolhas no momento presente, mas também respeitar nossas vontades. Você quer um chocolate? Porque não saborear um depois do almoço?

3. Respire fundo várias vezes para voltar ao momento

Pergunte-se: Estou vivendo no momento ou pensando em outra coisa? É interessante ver que uma respiração profunda ajuda a diminuir o estresse interno. Quando você respira varias vezes, você sente o quanto isso acalma a sua mente acelerada e coloca você no momento. Sente-se na mesa, desligue por um momento todos os aparelhos de som e vídeo, tente prestar atenção ao momento e, se puder, compartilhe com alguém para tornar o momento mais gostoso.

4. Curta o momento. Preste atenção no momento em que você está comendo,

Pergunte-se: Estou saboreando a comida? Estou comendo devagar? Coma devagar, uma garfada de cada vez, mastigue sem engolir rapidamente. Perceba o cheiro, a cor, a textura, e a sensação da comida na boca! Comendo com mais atenção fará com que você automaticamente diminua a sua velocidade habitual e saia do automatismo. Faça pausas durante a refeição para quebrar o seu automatismo acelerado. Lembre-se que você pode comer qualquer alimento de novo e que não têm alimentos proibidos! Isso vai ajudar a diminuir os seus pensamentos constante sobre comida!

5. Saboreie sem culpa: Procure mais satisfação, mais prazer.

Pergunte-se: Estou saboreando sem culpa? Pense menos e sente mais! Coma sem culpas e regras rígidas. Comer com culpa faz comer mais. Saiba que o sinal de satisfação demora para chegar no cérebro, então tente dedicar pelo menos 20min para a sua refeição. Foque em nutrir bem seu corpo, é o único que você tem! Não engane seu corpo, e respeite ele. A comida é uma bênção e deve saboreada e apreciada. Faça as pazes com a comida! O alimento é seu aliado e não seu inimigo.

O “Mindful Eating” foi bastante estudado e as pesquisas dizem que ele:

Ajuda a reduzir compulsões, controla vários estados emocionais, facilita escolhas alimentares conscientes, desenvolve uma consciência de fome e saciedade, e também cultiva a auto-aceitação, entre outras coisas.

Coma melhor e não menos!

Comer melhor é comer com mais consciência.

Pare com o automatismo acelerado e procure curtir mais e mais o alimento, sem estresse!

Bon appétit!

Esta informação não se destina a tratar, diagnosticar, curar ou prevenir qualquer doença. Todo o material neste artigo é fornecido apenas para fins educacionais. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que tenha a respeito de uma condição médica antes de iniciar qualquer dieta, exercício, ou outro programa de saúde.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 5 passos para você aprender a comer com (mais) consciência

1 Comentário

Deixe o seu comentário