10 dicas para melhorar a vida de quem está sobrecarregado

publicado no PEGN

Trabalho. Estudo. Atividade física. Trânsito. E um tempo para dedicar às pessoas que amamos. É muita coisa. Tanta coisa para fazer leva as pessoas à sobrecarga. Não sobra tempo para recuperar o cansaço e o cérebro fica lento demais para dar conta de todos os afazeres.

sobrecarga-estafa

A melhor solução para a sobrecarga é fazer menos coisas e descansar mais. No entanto, as pessoas têm muitas responsabilidades e não podem “diminuir sua carga” de trabalhos no curto prazo. Pensando neste público, a “Inc.” fez uma lista de dicas para ajudar empreendedores a lidar com a sobrecarga, pelo menos por um tempo. Confira:

1. Espaireça
Afaste-se da sua rotina por uma ou duas horas. Caminhe sem rumo. Leia um livro que não tem nada a ver com o trabalho. Assista a algum filme não muito profundo. Espairecer pode ajudar a esquecer os problemas por um tempo, a acalmar a cabeça e voltar à rotina se sentindo um pouco mais leve.

2. Exercite-se
Se você não faz atividade física, exercite-se. Caminhar, correr, fazer musculação ou praticar um esporte são práticas úteis para extravasar sua raiva e esquecer os problemas.

3. Ou não
No entanto, vale dizer, especialmente para quem já se exercita, que largar as atividades físicas por um tempo pode ser igualmente útil. Que tal trocar a academia por um tempo a mais na cama? A academia pode te deixar mais cansado e contribuir para a sobrecarga. Descanse por um tempo.

4. Valorize sua vida
Quem está sobrecarregado tem um trabalho, a chance de estudar e pessoas queridas, entre outras coisas. Há pessoas que não tiveram nada disso. É importante valorizar o que tem.

5. Medite
A meditação é bastante útil na manutenção do controle emocional. Hoje, além de escolas e cursos de meditação, há aplicativos que auxiliam interessados na prática a custos bem baixos.

6. Delegue
Empreendedores nem sempre delegam tarefas facilmente. Mas repassar parte do trabalho é essencial. Muita coisa pode acontecer em uma empresa. Se o patrão se dispuser a controlar tudo, muito provavelmente não sobrará tempo para mais absolutamente nada em sua vida além do próprio negócio.

7. Beba água
Há estudos que mostram que a ingestão de água interfere positivamente no humor. E, além disso, faz bem à saúde – uma preocupação a menos para uma cabeça já cheia de coisas para resolver.

8. Diga não
Ao recusar propostas, há menos coisas para fazer e é menor a possibilidade de uma sobrecarga, de acordo com a reportagem da “Inc”. Pode ser difícil dizer não, mas fazê-lo evita dores de cabeça no futuro.

9. Respire fundo
Em momentos de estresse no trabalho, não reclame e esperneie. Respire fundo por dois minutos. Inspirações e expirações lentas ajudam a acalmar e a deixar a frequência cardíaca normal.

10. Limpe a mesa
Gastar alguns minutos jogando algumas coisas fora e deixando a mesa mais limpa proporciona um efeito calmante considerável. Essa sensação agradável pode ajudar a diminuir o estresse e minimizar os efeitos da sobrecarga.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 10 dicas para melhorar a vida de quem está sobrecarregado

1 Comentário

Deixe o seu comentário