O que acontece se pulamos o café da manhã?

160104115510_desayuno_saludable_640x360_thinkstock_nocredit

Publicado na BBC

Desde que nos entendemos por gente ouvimos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia.

É uma ótima forma de começar o dia, é bom para o metabolismo, é ótimo para manter a forma.

Mas para alguns especialistas, essa afirmação não passa de um mito, algo que se transformou em “verdade” de tanto ser repetido.

Então, será mesmo que deveríamos nos importar tanto com o café da manhã?

Apesar de defender o café da manhã como parte de um estilo de vida mais saudável, um informe do Observatório Nacional de Obesidade do Reino Unido (National Obesity Observatory) concluiu que “não está claro que se há uma relação causal com o Índice de Massa Corporal (ICM) ou se o café da manhã é simplesmente um dos muitos fatores que contribuem para um peso saudável”.

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition pediu a 300 pessoas com sobrepeso ou obesas que deixassem de tomar café da manhã por quatro meses.

“Não houve nenhuma diferença na quantidade de quilos perdidos”, afirmou o professor da Universidade do Alabama David Allison, responsável pelo estudo.

Ele afirma que as pessoas que pulam essa refeição estão provavelmente tentando perder peso. Diz ainda que se elas começarem a tomar o café da manhã podem ganhar peso, caso não comam menos ao longo do dia.
Então, é uma recomendação equivocada incentivar comer bem pela manhã?

“Se for para perder peso, então não é uma recomendação justificada”, afirma o professor.

Alison Tedstone, nutricionista-chefe da Public Health England, afirma que tomar café da manhã é algo positivo. Mas ele concorda que as evidências sobre os benefícios dessa refeição não são conclusivas.

No entanto, ele afirma que é a comida mais fácil de se consumir de maneira correta durante o dia e que pular o café traz o risco de comer algo pouco saudável mais tarde.
O que faz um café da manhã saudável?

O conselho de Tedstone para começar o dia de maneira saudável é pensar em fibras.

“Comer um mingau de aveia, por exemplo, é barato e saudável.”

Além de aveia, um café rico em fibras inclui frutas, cereais e torradas integrais.

Mas é preciso ficar atento porque alguns cereais com alto índice de fibras podem conter sal ou açúcar para ficar mais saborosos.

“É muito difícil. Acredito que os cereais matinais são muito enganadores”, afirma a pesquisadora de nutrição Susan Jebb, da Universidade de Oxford.

Ela afirma ainda que é necessário estar atento aos rótulos, já que alguns têm menos açúcar adicionado.

“Eu incentivo as pessoas a comerem fruta pela manhã. É muito melhor que suco, porque a fruta já contém fibras.”
Combustível para o cérebro

Outro argumento pró-café da manhã é que ele melhora o rendimento das crianças na escolar.

Um estudo realizado pela Universidade de Cardiff, publicado em 2015, analisou essa relação. Mas a conclusão segue a mesma linha das análises sobre a refeição e o peso.

“Parece bastante plausível que pular o café da manhã quando criança seja uma mostra de um ambiente familiar pobre – com uma família incapaz de fornecer uma refeição saudável no início do dia -, o que provavelmente é a razão pela qual a criança não rende bem na escola”, afirma David Rogers, professor da Universidade de Bristol.

O que fazemos então?

“Se você toma café da manhã, se esforce para que ele seja o mais saudável possível. Se você é dos que pulou o café da manhã, não vou te dizer que deve começar a tomá-lo. Mas vou te incentivar a pensar sobre isso”, afirma Susan Jebb, de Oxford.

Já Allisson sugere que quem quer perder peso deve testar as duas coisas, tomar o café e ficar sem, para ver como a pessoas se adapta melhor. Mas em qualquer um dos casos, se assegure de não estar morrendo de fome no meio da manhã e comer um salgadinho às 11h.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for O que acontece se pulamos o café da manhã?

1 Comentário

Deixe o seu comentário