5 alimentos que você compra sem saber se é enganado pelo fabricante

Publicado no Catraca Livro

Você tem o costume de ler a embalagem do produto antes de comprá-lo no supermercado? E as letrinhas miúdas? Pois este hábito deveria ser corriqueiro no seu dia a dia.

Isso porque vários fabricantes podem estar literalmente te enganando ao “esconder” detalhes importantes do produto em seus rótulos. Duvida? Listamos abaixo 5 exemplos onde isso acontece com muita frequência:

1) Néctar ou Néctar misto?

iStock_000003321575_Medium-910x661

Recentemente alguns fabricantes de suco tem adicionado maçã em seus néctares barateando a produção e, consequentemente, perdendo qualidade. Fique atento às nomenclaturas para não ser enganado pela embalagem. Quando o produto for classificado como néctar misto é porque ele deve ter maçã em sua composição.

2) Muçarela de búfala

Mucarela_de_bufala-910x606

A maioria das marcas colocam na própria embalagem (mas com letras miúdas, claro) que a muçarela de búfala tem 80% de leite de vaca.

3) Molho de mostarda

Molho_de_mostarda-910x683

Os ingredientes que aparecem primeiro nas embalagens são os que estão presentes em maior quantidade. Portanto, se estiver escrito na embalagem: água, vinagre, açúcar, amido e sementes de mostarda, tenha certeza de que seu molho está longe de ser de mostarda.

4) Cerveja de milho

Cerveja_Pilsen-910x629

Segundo a lei alemã de pureza, cervejas devem ser feitas apenas com água, cevada e lúpulo. O Ministério da Agricultura pensa diferente por aqui, sendo que outros ingredientes podem ser adicionados à bebida desde que não ultrapassem 45% de sua composição. A maioria das cervejas brasileiras que trazem na embalagem o uso de cereais não maltados, são feitas com até 50% de milho.

5) Requeijão

Requeijao-910x683

O que deveria ser feito apenas com derivados de leite às vezes vem com derivados vegetais, como amido, descritos em letras bem pequenas na embalagem.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 5 alimentos que você compra sem saber se é enganado pelo fabricante

1 Comentário

Deixe o seu comentário