11 coisas que você pode resolver utilizando vinagre

publicado no Ultra Curioso

Que o vinagre pode ser utilizado na preparação dos alimentos, todo mundo sabe. Mas o que pouca gente sabe, é que ele possuí várias outras funções. O vinagre é um ingrediente muito flexível, e por conta do seu Ph e de suas outras propriedades, acaba sendo uma “grande mão na roda” para quem mora sozinho, ou simplesmente gosta de dicas fáceis e rápidas.

Foi pensando nisso que nós aqui do Ultra, criamos uma listinha com as 11 principais funções que esse produto pode desempenhar. O mais interessante de tudo isso é que ele soluciona desde problemas domésticos, como também pode ser usado como um produto de beleza. Ou seja, é muita coisa!

dstk2

Lembrando que existe várias outras utilidades para ele, e que nessa lista vamos abordar apenas alguns deles. Então vamos parar de conversa e ir diretinho para o que interessa. Vamos para as dicas!

Publicidade

1- Ilustrar copos e xícaras

Deixar seus copinhos brilhantes nunca foi tão fácil, basta esfrega-los suavemente com uma mistura de partes iguais de vinagre e sal (ou bicarbonato de sódio). Essa mistura tem o poder de remover as manchas dos copos sem a necessidade do esfrega-esfrega que ninguém gosta.

2- Eliminar odores

Por exemplo, quem nunca foi utilizar uma vasilhinha de plástico e sentiu um cheiro característico de alguma coisa que foi guardada nela há algum tempo atrás? Pode ser cheiro de comida, de produtos de limpeza, etc etc. Mas para eliminar esse cheiro, basta passar um paninho umedecido em vinagre por todo o recipiente.

3- Exterminar germes de banheiro

Geralmente usamos produtos específicos para isso, os famosos desinfetantes. Mas na falta deles, não precisa de desesperar, ou ficar sem desinfetar o seu banheiro. Porque o vinagre também pode cumprir esse papel, batas borrifar generosamente o produto ao redor da pia e do vaso sanitário, deixar por alguns minutos e remover o vinagre com um pano úmido.

4- Remover leves manchas de queimaduras em tecidos

Essa dica é preciosíssima, afinal, quem nunca queimou levemente alguma peça de roupa com o ferro de passar que estava muito quente. Pois bem, nesses casos, as queimaduras leves podem ser removidas quando você esfrega suavemente o tecido com vinagre.

Depois disso passe um pano limpo sobre a peça para retirar o excesso de vinagre do tecido. Essa técnica também pode ser usada em casos de manchas causadas pelo desodorante.

5- Retirar manchas de tapetes

Para retirar manchas do seu carpete basta fazer uma pasta de colheres de sopa de vinagre branco destilado e ¼ xícara de sal ou bicarbonato de sódio. Após feito isso, esfregue bastante a mancha e deixe tudo secar, no dia seguinte basta aspirar o tapete, e prontinho, nada de manchas.

6- Fazer meias velhas parecerem novas

Essa dica vale tanto para meias quanto para roupas de ginástica suadas, e para obter esse resultado basta mergulhar as peças em uma solução de 1 xícara de vinagre branco destilado e 3 litros de água.

Leve tudo para uma grande panela e deixe ferver, em seguida desligue o fogo e deixe as roupas de molho de um dia para o outro ainda na solução. No dia seguinte é só lavar tudo normalmente.

7- Potencializar a hidratação do seu cabelo

Acontece que por conta do seu Ph, o Vinagre de maçã tem um grande potencial quando utilizado em seus cabelos. O que acontece é que por conta desse Ph, ele fecha as cutículas capilares e retém os nutrientes em seu cabelo.

Então a maneira correta de fazer essa hidratação, é lavando seu cabelo normalmente com shampoo e utilizando uma mascara de hidratação a sua escolha, após o enxague da máscara, você deve aplicar 1/2 xícaras de vinagre misturado com 3 xícaras de água, deixe agir por 5 minutos e enxague novamente.

8- Restaurar bolsas e sapatos

Para recriar aquela aparência de novos aos seus sapatos e bolsas que são de couro, basta limpa-los com um pouco de vinagre branco destilado. Ele irá restaurar o brilho e também esconder as manchas.

9- Reanimar flores que já estavam morrendo

É sempre muito bom dar ou receber flores, mas dá uma peninha assim em vê-las morrer pouco tempo depois, mas existe também um truque envolvendo esse “milagroso” produto, que fará as suas florzinhas viverem um pouco mais.

Nesse caso, basta adicionar duas colheres de sopa de vinagre branco e uma colher de chá de açúcar a 1 litro de água . Depois é só despejar essa solução no seu vaso para dar uma reanimada em suas flores.

10- Por fim a coceira

Sentir coceira é sempre muito desagradável, mas você pode simplesmente encharcar uma bolinha de algodão em um pouco de vinagre e colocar sobre picadas de mosquito e de insetos no geral. Ele irá aliviar a coceira e ainda por cima, ajuda a desinfetar a área.

11- Se livrar das caspas

Se você sofre com as caspas, cola em um vidro de vinagre que os seus problemas vão acabar. O vinagre pode ser usado uma vez por semana, para esse propósito. Basta despejar uma xícara de vinagre de maça sobre o couro cabeludo e deixar agir por 15 minutinhos. E para finalizar é só enxaguar tudo com bastante água fria.

E vocês, podiam imaginar que o vinagre tinha tantas propriedades, e que podia ser um grande aliado no seu dia a dia? Testou em casa? Conta pra gente aqui em baixo como foi a sua experiencia.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 11 coisas que você pode resolver utilizando vinagre

1 Comentário

Deixe o seu comentário