Aprenda 8 formas para ‘sair por cima’ em debates nas redes sociais

13385750213_0d2538f565_c-717x479

Publicado no UOL

Quando o objetivo é terminar uma discussão, tem gente que chora, outras pessoas que elevam o tom da voz e perdem a cabeça, mas nada disso funciona no universo virtual. Pensando nisso, um estudo feito na Cornell University reuniu algumas técnicas para “sair por cima” naquele debate nas redes sociais, usando palavras-chave e argumentos certeiros. As informações foram divulgadas pelo jornal britânico Daily Mail.

Pesquisadores analisaram posts do site ChangeMyView, que convida usuários a discutir opiniões, por quase dois anos. Entre as descobertas, eles concluíram que a primeira pessoa a comentar um post tem mais chances de mudar o pensamento do autor da postagem do que as que participam da discussão posteriormente.

Confira 8 estratégias:

  1. Geralmente, a primeira pessoa a comentar o post tem mais chances de fazer o autor mudra de opinião, do que os que entram no debate depois.
  2. O uso de pronomes pessoais fazem diferença. De acordo com a pesquisa o “eu” mostra persuasão, enquanto o “nós” pode ser entendido como teimosia. Termos como “certamente”, “nada” e “melhor” também definem personalidade teimosa e dificultam o debate.
  3. O estudo sugere a utilização de linguagem calma para expressar o ponto de vista de forma mais efetiva. Usar termos agressivos dificultam o processo.
  4. Argumentos mais longos, geralmente, tendem a ser mais persuasivos.
  5. Os pesquisadores descobriram que após a troca de quatro ou cinco argumentos na discussão, as chances de convencer alguém caem significativamente.
  6. Usar palavras diferentes das utilizadas pelo autor causa mais impacto. Por exemplo, se a discussão é sobre as “mudanças climáticas”, falar em “aquecimento global” dá mais força ao argumento.
  7. Usar números, estatísticas e exemplos para construir a opinião faz com que o argumento seja mais convincente. Frases e citações têm papel fundamental na hora de tentar apresentar o ponto de vista de forma bem sucedida.
  8. Usar termos como “poderia ser o caso”, que coloquem em dúvida o argumento, ao contrário de enfraquecer o debate, o torna mais fácil de ser digerido pelo autor do post, segundo o estudo.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Aprenda 8 formas para ‘sair por cima’ em debates nas redes sociais

1 Comentário

  1. Almir Sincurá disse:

    Resumindo: ter um pouco de educação é fundamental para o debate!
    Uma coisa é debater ideias, e fazer o outro parar e pensar no seu ponto de vista; outra coisa é “Vencer debates”, onde impera a simples demonstração de petulância intelectual, e gera revanchismo no outro!
    Vale para debates de internet e na apologêtica cristã!

    Bom texto!

Deixe o seu comentário