10 coisas que irão acontecer quando você começar aproveitar seu tempo sozinho

publicado no Vida em equilíbrio

“Existem coisas piores que estar sozinho mas geralmente leva décadas para entender isso e quase sempre quando você entende é tarde demais. E não há nada pior que tarde demais.” – Charles Bukowski

como-aprender-a-tocar-violao-veja-aulas-gratis-online-2

Uma vez que você abrace a solidão, conseguirá notar que ela não é necessariamente ruim, pelo contrário, algumas pessoas precisam dela.

É claro que isso não significa que os relacionamentos não possuem qualidades, os benefícios de momentos alegres com amigos são inegáveis, mas os momentos solitários não são monstruosos, basta saber desfrutá-los.

“Quem não sabe povoar sua solidão, também não saberá ficar sozinho em meio a uma multidão.” – Charles Baudelaire

Perder o medo da solidão é o começo para crescer como pessoa. Uma vez que você aprendeu a ficar sozinho, irá gostar e querer aproveitar mais disso, e quando isso acontecer é que as 10 coisas listadas abaixo vão fazer sentido.

1- Você terá que recarregar
Quando você começar apreciar seus momentos sozinho, sentirá a necessidade de recarregar suas energias depois de passar um dia cercado por outras pessoas.

“A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.” – Fernando Pessoa

2- Você vai refletir com mais frequência

Com o movimento rápido da vida, acabamos ficando sem tempo para sentar e refletir. Estar sozinho dá-lhe a oportunidade perfeita para um pouco de auto-reflexão. É o melhor momento para focar no seu interior.

“Dirige teu olhar para dentro de ti
E mil regiões encontrarás ali,
Ainda ignotas. Percorre tal via
E mestre serás em tua cosmografia”

3- Você vai entrar em contato com suas próprias emoções

Novamente, quando você está cercado por outras pessoas o tempo todo, você está constantemente tentando ler e atender as emoções da outra pessoa, tanto que você pode acabar perdendo contato com o seu próprio eu.

Quando você começa a gostar de estar sozinho, ganha uma perspectiva maior para suas próprias emoções. Acaba desenvolvendo uma compreensão mais profunda do que o faz feliz, o que perturba, e o que entristece.

Com esse conhecimento, é, em seguida, mais fácil de regular suas emoções. Mas tudo começa com a compreensão de como você se sente, que vem de um pouco de solidão.

4- Você vai começar a fazer coisas que você realmente gosta

Quando você está constantemente na companhia de outras pessoas, você está sempre fazendo concessões a fim de encontrar soluções que todo o grupo pode desfrutar. E, infelizmente, as coisas que você mais deseja, nem sempre se alinham com o que o grupo quer.
Portanto, é fácil gostar de estar sozinho quando você percebe que isso lhe dá mais liberdade para fazer as coisas que você realmente quer fazer.

5- Você vai se tornar mais produtivo

Estar na companhia de outras pessoas pode ser divertido e interessante, mas também pode afetar seriamente a sua produtividade. Há momentos em que a companhia de outras pessoas atua como nada mais do que uma distração de começar seu trabalho.

6- Você vai desfrutar de seus relacionamentos ainda mais

Quando você começar apreciar seu tempo sozinho, conseguirá ter relações mais livres. Afinal, agora você não encontra pessoas por necessidade, mas por vontade.

Sair com seus amigos por não suportar ficar sozinho é prejudicial, pois coloca uma pressão desnecessária nos relacionamentos.

7- Você vai se sentir mais independente

Uma vez que você goste de estar sozinho, irá se sentir mais confiante com sua capacidade de ser realmente sozinho. E isso leva naturalmente a se sentir mais independente.

Você deixará de sentir a necessidade de constante interação com outras pessoas, ou a ansiedade associada com olhar ao redor e ver ninguém além de si mesmo.

8- Você irá parar de tentar constantemente contentar os outros

Quando você aprende a ficar sozinho, não sente mais a necessidade de forçar contentamento nos outros, afinal você quer sair com aquelas pessoas que te conhecem como você é, sem que haja a necessidade de fingir para ser aceito.

9- Você não tem que se desculpar por nada

A partir do momento em que você começa sentir prazer na solidão, significa que as coisas mudaram e mudarão drasticamente. Antes, você cuidava cada passo seu para evitar perturbar outras pessoas, e quando algo acontecia, sempre se julgava culpado, mas hoje você sabe que não há necessidade de se desculpar por tudo, afinal muitas coisas não são culpa sua.

Às vezes as pessoas estão caladas, porque não estão em um bom dia, você não é o culpado de tudo, então não há motivos para preocupação.

10- Você vai parar de se preocupar tanto com a aceitação

Muitas vezes sentimos uma enorme necessidade de aceitação dos nossos amigos e familiares. Antes de tomarmos qualquer atitude, logo corremos para conhecer a opinião de todos, mesmo que não interfira na vida deles, somente na sua. Devemos ter em mente que às vezes as decisões são inteiramente nossa. É claro que existem momentos em que é não só perfeitamente aceitável pedir conselhos, mas absolutamente necessário. Mas na maior parte das situações nós somos perfeitamente capazes de agir por conta própria.

Quando você começar a gastar mais tempo sozinho, você aprenderá a confiar em seus instintos e tomar decisões sem qualquer validação de terceiros.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 10 coisas que irão acontecer quando você começar aproveitar seu tempo sozinho

1 Comentário

Deixe o seu comentário