Sete atividades para você ficar mais inteligente

Publicado no Estadão

Inteligência

A ciência tem mostrado que é possível aumentar o nível de inteligência e ainda se divertir durante o processo. Aprender novas habilidades é uma forma de fazer o cérebro funcionar mais rápido e melhor. Diante dessa situação, Christina Baldassarre, colaboradora do site Entrepreneur, listou sete atividades que podem ajudar você a ficar mais inteligente. Confira:

A man plays a piano as others play basketball in a park in Boston, Massachusetts September 27, 2013. Celebrity Series of Boston is presenting "Play Me, I'm Yours: the Street Pianos Boston Festival" through October 14, with 75 pianos decorated by a variety of artists located in public spaces in Boston, Cambridge, Somerville and Brookline, for anyone to play. REUTERS/Brian Snyder (UNITED STATES - Tags: SOCIETY)

REUTERS/Brian Snyder 

Tocar um instrumento
Tocar um instrumento musical: ajuda na criatividade, habilidades analíticas, linguagem e matemática, por exemplo. A atividade ajuda a reforçar o corpo calos, que liga os hemisférios do cérebro, criando novas conexões e ajuda a melhorar a memória e na solução de problemas, independentemente de quantos anos você tem.

Leitura
Leitura: os benefícios da leitura são os mesmos se você lê Game of Thrones, Harry Potter ou a última edição do Wall Street Journal. Christina afirma que ler reduz o estresse, faz você se sentir melhor e aumenta os três tipos de inteligência, ajudando na solução de problemas.

Exercícios
Exercícios: faça exercícios regularmente para aumentar os níveis da BDNF, uma proteína que ajuda na aprendizagem, memória, foco e concentração.

Aprendizado
Aprenda uma nova língua: uma pesquisa mostrou que as pessoas bilíngues são melhores em resolver quebra-cabeças do que as pessoas que falam apenas uma língua. Aprender uma nova língua ajuda o cérebro a executar melhor qualquer tarefa, desde um planejamento a solução de problemas.

Estudo
Teste seu aprendizado cumulativo: Christina explica que estudar uma nova língua nos faz mais inteligente porque requer um aprendizado cumulativo. Por isso, é importante aplicar esse conceito em outras atividades do dia a dia, como no trabalho, por exemplo.

Cubo mágico
Exercite seu cérebro: sudoku, quebra-cabeça, enigmas, jogos de cartas e outras atividades semelhantes ajudam a aumentar a neuroplasticidade, que é a capacidade do sistema nervoso mudar, reorganizar. É um processo que ajuda a pessoa a continuamente aprender.

Meditação
Medite: a meditação tornou-se interessante para as pessoas ambiciosas porque um estudo apontou que é possível controlar as ondas cerebrais e sentir o que queremos sentir, ou seja, podemos nos sentir mais poderoso ou poderosa antes de uma negociação ou ainda mais confiante antes de pedir uma aumento. Diferentes atividades estimulam áreas diferentes do cérebro para trabalhar em tornar-se imbatível em seus pontos fortes, bem como melhorar os pontos fracos.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Sete atividades para você ficar mais inteligente

2 Comentários

  1. Erika disse:

    É interessante esta matéria

Deixe o seu comentário