Avós foram fundamentais para sobrevivência humana, diz pesquisa

publicado no ZH

Eles mimam os netos, curtem bagunça e fazem muito do que não fizeram com os filhos. Os avós, em muitas famílias, são exemplo e considerados heróis. Um estudo publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B diz que a presença dos avós é um dos fatores importantes para a evolução dos seres humanos.

O estudo analisou os povos indígenas que vivem na parte boliviana da Amazônia, conhecidos como tsimane. A comunidade caça, coleta e cultiva seus próprios alimentos e quem garante a continuidade do processo para fornecer as calorias necessárias para a sobrevivência do grupo são os avós.

– O fluxo de calorias entre os indivíduos da tribo foi quantificado. O grupo tem uma acesso limitado à comida e depende muito das pessoas para garantir o necessário todos os dias – disse Paul Hooper, antropólogo responsável pela pesquisa ao explicar o método utilizado para chegar à conclusão de que os avós são os responsáveis pela evolução humana.

avó

São os entes mais velhos que garantiram que a infância durasse mais tempo, por exemplo. Algumas teorias evolucionistas, analisadas por Hooper e sua equipe, apontam que os humanos vivem mais tempo do que outros primatas porque mantém por mais tempo o convívio com os avós, que reforçam os recursos aos seus clãs.

Durante cinco anos, os pesquisadores coletaram informações de 239 famílias tsimanes em oito aldeias diferentes. O estilo de vida das comunidades deu aos pesquisadores informações interessantes para entender como os seres humanos viviam antes da industrialização moderna. Uma dela é que os avós foram os que mais contribuíram para a alimentação das famílias e, portanto, para a sobrevivência dos mais jovens.

– Muitas vezes, é fácil ignorar a importância dos avós na sociedade moderna, em que os jovens são forçados a se tornarem competentes desde muito cedo. Mas é importante lembrar que se você é bom no que faz hoje é porque alguém o apoiou enquanto estava desenvolvendo suas habilidades. Na economia da aprendizagem, os avós são seres muito importantes para os humanos.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Avós foram fundamentais para sobrevivência humana, diz pesquisa

Deixe o seu comentário