Confira as incríveis imagens vencedoras do World Press Photo 2016

Publicado no Hypescience

Confira as imagens vencedoras da 59ª edição do World Press Photo Contest, a mais prestigiada distinção de fotojornalismo do mundo. Os premiados foram selecionados entre 82.951 fotografias feitas por 5.775 fotógrafos de 128 países.

Fotografia do ano

Refugiados-sírios-Warren-Richardson-600x400

A foto do homem passando um bebê entre a afiada cerca da fronteira entre a Sérvia e Hungria foi capturada no dia 28 de agosto de 2015, quando a crise dos refugiados sírios na Europa explodia. Quem fez a imagem foi o australiano Warren Richardson.

Problemas contemporâneos

A imagem que ficou em primeiro lugar com fotografia individual mostra a cidade de Tianjin, no nordeste da China, rodeada por uma nuvem de poluição. Quem fez a fotografia foi Zhang Lei.

China-Zhang-Lei-600x429

Já Mário Cruz conquistou primeiro lugar na mesma categoria, mas nas série fotográficas. Ele mostra um menino de 15 anos chamado Abdoulaye, preso em uma sala de uma escola islâmica, ou Daaras, no Senegal. Sob pretexto de receber uma educação religiosa, esses meninos sofrem maus-tratos e são obrigados a pedir dinheiro na rua.

problemas-contemporâneos-mario-cruz-600x400

Cotidiano

Na categoria Cotidiano com foto individual, Kevin Frayer registrou essa imagem que parece digna de uma pintura sobre tela. Mostra um homem chinês puxando um triciclo perto de uma indústria mantida pela energia de carvão na cidade de Shanxi. O uso da energia vinda da queima de carvão é um sério problema de poluição para o país.

carvão-china-600x400

Já a série fotográfica da mesma categoria premiou Daniel Berehulak pela imagem de um cientista chileno na frente de uma igreja russa ortodoxa na base antártica russa. Pesquisadores da Rússia, Chile e China esperam ter oportunidades comerciais na Antártica assim que leis de proteção científica ao continente expirarem.

antártica-600x400

Notícias

O brasileiro Maurício Lima ficou em primeiro lugar com a foto individual feita em um hospital sírio. Nela, um médico aplica uma medicação nas queimaduras de Jacob, um soldado de 16 anos do Estado Islâmico. O pôster é de Abdullah Ocalan, o líder do Partido dos Trabalhadores do Curdistão.

Maurício-Lima-síria-noticias-600x400

O prêmio para série fotográfica ficou com Sergey Ponomarev, que mostrou refugiados chegando de barco em Lesbos, na Grécia.

Refugiados-na-grécia-Sergey-Ponomarev-600x401

Fotografias de Longo Prazo

A fotojornalista produziu uma série sobre militares americanas que sofreram abuso sexual. Natasha Schuette, de 21 anos, foi uma delas. Apenas um em cada 10 casos de violência sexual é julgado, e a maioria das vítimas é forçada a sair do emprego. Elas sofrem com depressão, abuso de substâncias e isolamento.

longo-prazo-Mary-Calvert-600x399

Natureza

Rohan Kelly levou para casa o prêmio de melhor fotografia da natureza, com sua foto de uma “nuvem tsunami” em uma praia de Sydney. O que torna a imagem interessante é a tranquilidade dos banhistas, que continuam curtindo o sol sem se impressionar com a tempestade que se aproxima.

nuvem-Rohan-Kelly-600x400

O prêmio de série fotográfica da categoria foi para Tim Laman, que registrou um orangotango ameaçando outro macho na floresta Batang Toru, na Indonésia. Esses animais morrem em incêndios, são capturados para venda ilegal, além de perder seu habitat em desflorestamentos.

Orangotando-Tim-Laman-top-prize-Nature-Stories-600x400

Pessoas

Matic Zorman fez esta fotografia de uma criança com o rosto coberto por uma capa de chuva enquanto aguarda na fila de registro em um campo para refugiados da Sérvia.

matic-zorman-pessoas-600x400

Série fotográfica

Kazuma Obara ficou em primeiro lugar. Essas fotos feitas em um velho filme fotográfico ucraniano foram encontradas na cidade de Pripyat, a 5 km de Chernobyl, e mostram a rotina de uma menina que ainda estava na barriga da mãe quando o maior acidente nuclear aconteceu. Ela nasceu com problemas causados pela grande radiação recebida por sua mãe.

kazuma-obara-pessoas-600x595

Esportes

No individual, Christian Walgram ficou em primeiro lugar com essa imagem de Ondrej Bank, da República Checa, no FIS World Champonship no Colorado, EUA.

First-prize-Sports-Christian-Walgram-600x341

Na série, imagem feita por Vladimir Pesnya mostra Evgeny Solovyov preparando o estádio para um jogo de hóquei do HC Vetluga, na Rússia. [World Press Photo, Sploid]

hoquei-600x399

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Confira as incríveis imagens vencedoras do World Press Photo 2016

1 Comentário

Deixe o seu comentário