Papa diz que não quer ‘dinheiro sujo’ de doadores da Igreja

2016-892976208-201603020849301656_RTS.jpg_20160302

Publicado em O Globo

Como parte de seu esforço para limpar as finanças da Santa Sé, o Papa Francisco disse esta quarta-feira, durante sua audiência semanal no Vaticano, que a Igreja não aceitaria como doações o “dinheiro sujo” obtido com a exploração de trabalhadores de baixa renda.

— Alguns doadores vêm à Igreja oferecendo lucros conseguidos a partir do sangue de pessoas que são exploradas, maltratadas, escravizadas com trabalhos mal remunerados — condenou. — Vou dizer-lhes: “Por favor, tome seu dinheiro fora. Queime isto”. O povo de Deus (…) não precisa de dinheiro sujo; eles precisam de corações que estejam abertos à misericórdia de Deus.

Francisco elencou o combate à pobreza e à corrupção entre as prioridades de seu pontificado. São temas recorrentes nas audiências realizadas na Praça de São Pedro e em missas durante viagens internacionais.

A experiência nos ensina que, sempre que buscamos o caminho de privilégios ou benefícios para alguns em detrimento do bem de todos, mais cedo ou mais tarde a vida da sociedade torna-se um terreno fértil para a corrupção, o tráfico de drogas, a exclusão de diferentes culturas, violência e também o tráfico humano, o sequestro e a morte — disse o Papa, em discurso a autoridades do governo do México em visita oficial ao país no mês passado.

Francisco ordenou uma auditoria dos bens da Igreja em dezembro, no que foi descrito como um movimento “sem precedentes”. Um painel foi estabelecido para realizar a auditoria, com a missão de enfrentar os desafios financeiros e traçar maneiras para que os recursos do Vaticano sejam dedicados a projetos voltados para populações pobres e vulneráveis.

Desde que tornou-se líder do catolicismo mundial, em março de 2013, Francisco reivindica frequentemente mais transparência dos fundos da Igreja. Estima-se que o Banco do Vaticano acumule cerca de US$ 6,4 bilhões em depósitos. As grandes coleções de arte e imóveis, por sua vez, valeriam mais de US$ 3 bilhões.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Papa diz que não quer ‘dinheiro sujo’ de doadores da Igreja

1 Comentário

Deixe o seu comentário