Seres humanos confiam mais em robôs do que em seus próprios instintos

publicado na Galileu

Suponhamos que você esteja preso numa sala com duas portas idênticas. Uma delas o levará em segurança para fora do cômodo; a outra o matará instantaneamente após ser aberta. Agora imagine que você tem dois ajudantes: um ser humano, que defende a saída pela porta da esquerda, e um robô que acredita que o caminho certo é a porta direita. Quem você seguiria?

i-robot-wallpaper

De acordo com novo estudo publicado por pesquisadores do Georgia Institute of Technology, os seres humanos estão inclinados a serem concordar com robôs, independentemente do que eles recomendem.

A pesquisa foi feita com 42 voluntários. Em uma simulação de situação de emergência, as pessoas eram guiadas, uma a uma, a diversas salas por um robô com a inscrição “Robô Guia para Situações de Emergência”. Em determinado momento, o androide levava o voluntário a uma sala perigosa e, em outro momento, a máquina era completamente desativada. Mesmo com os erros e falhas, todas pessoas que passaram pelo teste continuaram seguindo e confiando no robô.

A conclusão surpreendeu os cientistas, que acreditavam que o contrário aconteceria. “As pessoas parecem acreditar que esses sistemas robóticos sabem mais sobre o mundo que elas mesmas, acreditando que os androides nunca as colocarão em perigo”, explicou Alan Wagner, um dos responsáveis pelo estudo.

Outro pesquisador que contribuiu com o estudo, Paulo Robinette, disse que as pessoas reagiram assim provavelmente por ver no robô uma “figura de autoridade”, fazendo com que elas ignorassem por completo seus próprios instintos e consciência.

Por fim, Robinette deixou um questionamento importante no ar: “As pessoas confiarão completamente em uma máquina de hambúrguer que as alimentará? Se um robô carregar a inscrição ‘babá’, vamos confiar em deixar nossos filhos com ele só por causa disso? Deixaremos que nossas crianças circulem sem acompanhamento em carros dirigidos por robôs? Não sei mais por que pessoas confiam tanto nas máquinas”.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Seres humanos confiam mais em robôs do que em seus próprios instintos

Deixe o seu comentário