É verdade que é mais perigoso nascer no oitavo do que no sétimo mês de gestação?

baby-kokon11
publicado no Mundo Estranho

Não, nascer no sétimo mês é bem mais arriscado. A regra é que quanto mais tempo o bebê passar dentro da barriga da mãe, mais chances ele terá de ser saudável. “No sétimo mês da gestação, quase todos os órgãos do feto estão prontos, mas ainda não amadureceram o suficiente. As estruturas do corpinho ainda estão muito frágeis. É só nos dois meses seguintes que vasos sanguíneos e tecidos se fortalecem e o bebê ganha peso”, afirma a obstetra Débora Steinman, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O que pode ter alimentado essa crença popular é o fato de que algumas crianças nascidas no sétimo mês de mães que sofrem de pressão alta ou diabetes têm pulmões mais desenvolvidos do que bebês do oitavo mês de uma gravidez normal. É que a existência dessas doenças na mãe provoca falta de oxigênio para o feto. Nesses casos, o organismo entende a falta de oxigênio como um aviso de que o bebê talvez precise estar pronto para respirar antes dos nove meses previstos.

Por isso, fabrica mais cedo a chamada substância surfactante, responsável por desenvolver os pulmões e preparar a criança para respirar. “Em uma gestação normal, como o surfactante só é produzido na passagem para o nono mês, os pulmões ainda não amadureceram no oitavo mês. Mas nos partos prematuros de mães hipertensas ou diabéticas a liberação precoce da substância apressa o desenvolvimento desses órgãos ainda no sétimo mês”, diz o obstetra Sang Choon Sha, da Sociedade Brasileira de Medicina Fetal.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for É verdade que é mais perigoso nascer no oitavo do que no sétimo mês de gestação?

Deixe o seu comentário