4 boatos sobre o Facebook que nunca morrem

adeusfacebookfeed-de-notícias-do-facebook

Publicado no Olhar Digital

Recentemente, um boato está circulando – mais uma vez – segundo o qual o Facebook começará a mostrar quem visualizou seu perfil. Trata-se, no entanto, de uma informação falsa. Ainda assim, esse boato é recorrente, e já surgiu em outros anos – sempre como informação errônea.

Infelizmente, esse não é o único “mito” sobre o Facebook que surge de maneira recorrente. O fato de que alguns rumores desse tipo ficam aparecendo repetidamente ao longo dos anos levou a rede social a criar uma página permanente dedicada a desmentir aos principais boatos que surgem sobre a rede. Abaixo, separamos os principais. Confira:

1 – O Facebook passará a ser pago

Sobre esse ponto, o Facebook é bastante direto: “Não. O facebook sempre será um serviço para todos.” Ainda que com frequência usuários compartilhem informações alegando que a rede social passará a cobrar pelo serviço, é extremamente improvável que isso aconteça. As principais fontes de renda do Facebook dependem de que ele possua um grande número de usuários, e cobrar pelo serviço seria um “tiro no pé” nesse sentido.

2 – O Facebook vende minhas informações pessoais a anunciantes

A questão de “informações pessoais” compartilhadas por meio do Facebook costuma ser mal compreendida pelos usuários. A rede social esclarece que, por informações pessoais, entende informações que “incluem um nome ou endereço que possa ser usado para identificar você”. Segundo o Facebook, essas informações só são compartilhadas se o usuário der permissão para tal. A forma como a rede de Mark Zuckerberg gerencia outras informações de seus usuários pode ser vista no guia de noções básicas de privacidade da rede.

3 – Posso ver quem acessou meu perfil e o que cada pessoa viu

De acordo com o Facebook, a rede social “não permite rastrear quem visualiza o seu perfil ou as suas publicações (por exemplo, as suas fotos)”. A não ser que a pessoa curta, comente ou compartilhe alguma coisa no seu perfil, a passagem dela pela sua página ou pela sua postagem não deixará rastro. A empresa também sugere que usuários denunciem aplicativos que aleguem ter essa capacidade.

4 – Aplicativos podem exigir que o usuário faça alguma coisa antes de funcionarem

Se algum aplicativo, teste ou jogo do Facebook pedir para que voce preencha uma pesquisa, baixe um arquivo ou faça alguma coisa do tipo para permitir que você veja algo, a rede social pede aos usuários que o denunciem. Segundo a rede, a única coisa que um aplicativo ou jogo pode pedir que o usuário faça é “curtir uma página”. Caso o aplicativo exija algo diferente, não faça: isso pode colocar seu computador em risco

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 4 boatos sobre o Facebook que nunca morrem

Deixe o seu comentário