8 GIFs incríveis do espaço

Publicado no Hypescience

As animações abaixo foram feitas pelo astrofotógrafo finlandês J. P. Metsävainio, usando dados de objetos do espaço profundo (e alguma licença artística). Confira:

Nebulosa do Pelicano

gifs-do-espaco-1

A Nebulosa do Pelicano fica a 2.000 anos-luz de distância de nós, na constelação do Cisne. Ela é rica em formação de estrelas.

Nebulosa do Véu

gifs-do-espaco-2

A Nebulosa do Véu é uma enorme remanescente de supernova observada pela primeira vez em 1784. A luz da explosão da supernova original provavelmente atingiu a Terra mais de 5.000 anos atrás. Possui mais de 90 anos-luz de diâmetro.

Aglomerado estelar Melotte 15

gifs-do-espaco-3

O aglomerado estelar Melotte 15 fica na Nebulosa do Coração. Com aproximadamente 1,5 milhões de anos de vida, está localizado ao longo da porção norte da Via Láctea, a aproximadamente 7.500 anos-luz de distância da Terra.

Mais uma versão Aglomerado Estelar Melotte 15

gifs-do-espaco-3

Outro olhar sobre esse objeto espacial.

Nebulosa Laguna

gifs-do-espaco-5 (1)

A Nebulosa Laguna é uma gigantesca nuvem interestelar na constelação de Sagitário. É considerada uma nebulosa de emissão, cujos gases ionizados emitem radiação principalmente no comprimento de onda na faixa da luz visível vermelha.

Aglomerado globular NGC 6752

gifs-do-espaco-6

NGC 6752 é um aglomerado globular na direção da constelação de Pavo. O objeto foi descoberto pelo astrônomo James Dunlop em 1826.

Nebulosa do Girino

gifs-do-espaco-7

Na secção inferior direita da nebulosa de emissão IC 410 (também chamada de Nebulosa do Girino) veem-se dois “girinos”. Na verdade, eles são casulos de formação de estrelas de cerca de 10 anos-luz de comprimento, formados por poeira e gás mais denso e frio, esculpidos pelos ventos estelares e radiação das estrelas do aglomerado.

Nebulosa Tromba do Elefante

gifs-do-espaco-8

A Nebulosa Tromba do Elefante é uma concentração de gás e poeira interestelar no aglomerado de estrelas IC 1396.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 8 GIFs incríveis do espaço

1 Comentário

  1. […] QR-Code permite acessar o artigo pelo […]

Deixe o seu comentário