Músicas tristes ajudam a superar a dor, aponta estudo

<> at 02 Arena on October 8, 2012 in London, England.

<> at 02 Arena on October 8, 2012 in London, England.

Publicado no Terra

Uma pesquisa descobriu que ouvir músicas de artistas como Adele ou das bandas Radiohead e Muse pode ajudar as pessoas a lidar melhor com a dor de perder um ente querido do que bandas com letras mais otimistas. As informações são do site do jornal The Telegraph.

O estudo, feito pela Mantfort University, localizada na Inglaterra, mostrou que, ao ouvir essas canções, emoções tristes são evocadas e leva ao sentimento de consolação.

A Dra. Annemieke Van den Tol realizou dois estudos separados envolvendo cerca de 450 pessoas. Nelas foram analisados os hábitos de quem procura refugio de uma série de circunstâncias emocionais na música.

A equipe descobriu que, durante um momento de crise, letras melancólicas ajudaram os entrevistados a seguir em frente mais rápido do que aqueles que preferiram canções alegres.

Annemiake explicou que “a tristeza, muitas vezes, envolve a perda emocional, que não é um problema que pode ser resolvido ou revertido. A única maneira de seguir em frente e se sentir melhor é aceitando a situação. Descobrimos que as pessoas foram capazes de fazer isso por ouvir músicas tristes, mas não tanto por ouvir canções alegres”.

Os participantes foram autorizados a usufruir listas com todos os estilos e tipos de músicas que acreditavam soar triste. O estudo também analisou por que as pessoas escolhem ouvir esse tipo de canção quando se sentem deprimidas.

adelegetty

A maioria dos entrevistados concordou com a afirmação de que música triste serve de consolo. Muitos também afirmaram que letras deprimidas os ajudaram a lidar com uma situação negativa, com a dor e até a chorar. Os dados mostraram que o envolvimento emocional com composições melancólicas os amparou levando a aceitação da perda.

A Dra. Annemiake acrescentou que “em última análise, este estudo mostrou que, apesar de muitas pessoas preferirem ouvir canções alegres, elas acham que as músicas tristes, na maioria das vezes, as ajudaram a lidar com a angústia. A conexão com essa emoções na música são capazes de transformar sentimentos negativos em algo mais calmo, permitindo-lhes seguir em frente e aceitar”.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Músicas tristes ajudam a superar a dor, aponta estudo

1 Comentário

Deixe o seu comentário