Cientista descobre que o sono pode ajudar pessoas que precisam perder peso

Caucasian woman sleeping in bed

 

Publicado no Hypeness

Finalmente uma boa notícia para os dorminhocos, que adoram pedir mais 5 minutinhos de sono. Agora, eles já têm uma boa desculpa para ficar na cama até mais tarde: segundo o médico Jason Fung, a melhor maneira de perder peso pode ser dormindo mais – e aproveitando a soneca para fazer jejum!

Jason escreve em uma matéria para o site Daily Mail que um dos principais problemas para o ganho de peso não está necessariamente associado ao consumo de calorias excessivas ou gorduras saturadas, mas em um desequilíbrio hormonal. E o principal vilão pode ser a insulina.

Segundo ele, a melhor maneira de fazer com que a insulina se estabilize seria permitindo que seus níveis diminuam bastante no corpo. Como? Fazendo jejum. É isso mesmo: a ideia é esquecer tudo que aprendemos até hoje sobre emagrecimento e passar algum tempo sem comer – podem ser dias, semanas, ou mesmo algumas horas todos os dias.

A sugestão do especialista é pular o café da manhã (sim, a tal da “refeição mais importante do dia”) e jantar cedo, o que permitiria até 16 horas de jejum diárias. Mesmo assim, ele recomenda começar com apenas 12 horas, tomando um café da manhã leve e jantando cedo. Se você dormir durante grande parte desse tempo, não vai dar nem para sentir fome…

E, sim, dormir bem faz parte do processo, já que nosso organismo costuma compensar situações de estresse jogando açúcar no nosso sangue e desregulando novamente a dita insulina. O médico indica que é importante dormir, no mínimo, 7 horas por noite – menos do que isso provoca um aumento nos níveis de estresse e ganho de peso.

Ele ainda avisa que é importante manter uma dieta balanceada, rica em gorduras naturais e que não há problemas em continuar tomando até duas taças de vinho por dia (pausa para comemoração! \o/). Café e chá sem açúcar também podem ser grandes aliados na perda de peso.

A ideia pode parecer uma dieta maluca de revista, mas o médico garante que funciona e tem embasamento científico para provar isso. Mesmo assim, a gente gosta de lembrar que é sempre importante consultar um especialista antes de encarar de vez o jejum.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Cientista descobre que o sono pode ajudar pessoas que precisam perder peso

Deixe o seu comentário