Autoridades pedem que pais parem de postar fotos dos filhos no Facebook

20160303073900_660_420

Publicado no Olhar Digital

Autoridades francesas entraram em ação para alertar os pais de que pode ser perigoso usar o Facebook para compartilhar fotos de suas crianças. Especialistas foram além, lembrando que no futuro esses pais podem ser processados pelos próprios filhos por violação de privacidade.

A ação começou em resposta à campanha viral “Motherhood Challenge” – que chegou ao Brasil como “Desafio da Maternidade” encorajando as mães a postar fotos com os filhos. “Vocês todos podem ser mães e pais orgulhosos das suas crianças magníficas, mas tenham cuidado”, afirmou a força policial francesa, conforme noticiado pelo Verge.

Além do risco de que as imagens atraiam predadores sexuais, especialistas alertam que essas postagens podem levar a problemas sociais e psicológicos, e que a legislação prevê que as crianças incomodadas podem processar os pais. Na França, distribuir imagens de alguém sem consentimento pode dar um ano de cadeia e multa de até € 45 mil.

O próprio Facebook trabalha para diminuir as fotos de crianças que circulam pela rede social. Em novembro, a empresa anunciou que passaria a enviar alertas aos pais sempre que eles fizerem posts do tipo para que pensem duas vezes antes de expor os filhos. Por outro lado, o site também possui uma ferramenta que estimula os pais a registrarem todos os momentos da maternidade e paternidade, permitindo inclusive a criação de “pré-contas” para seus bebês.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Autoridades pedem que pais parem de postar fotos dos filhos no Facebook

Deixe o seu comentário