7 hábitos que podem ajudar você a “funcionar melhor” pela manhã

publicado no PE&GN

Acordar cedo pode ser horrível para muita gente. Se você já se levanta desperto e todo animado, parabéns – porque, ao contrário do que se passa em sua vida, tem gente que sofre com o despertador e começa o dia com o raciocínio de um zumbi.

gettyimages_185611169

A melhor receita para o sono é dormir. Mas sejamos sinceros. A agenda de todo mundo é apertada e, para honrar todos os compromissos, acordar cedo e dormir tarde é quase que uma necessidade. Levando em conta que você, empreendedor, tem uma vida corrida, vale dizer que é possível mudar sua rotina e ter hábitos matinais mais saudáveis.

O site da revista “Entrepreneur”, com base em pesquisas e levantamentos científicos, listou algumas práticas que podem ajudar você a “funcionar melhor” e ser mais produtivo no começo do dia. Saiba quais:

1. Tudo começa na noite anterior
O primeiro passo para acordar bem é ter uma noite de sono razoável. O primeiro passo é não se empanturrar de comidas pesadas. Frituras e outras guloseimas podem causar indigestão, o que interfere na qualidade do sono. Outra etapa importante é relaxar. Tome um bom banho e desconecte seu smartphone da internet, para que nenhuma mensagem incomode você. Se a insônia resolver aparecer, pegue um livro, pois a leitura é uma grande aliada contra a falta de sono.

2. Alarme suave
Se você não gosta de acordar cedo, é muitíssimo provável que você precise de um alarme para não perder a hora. Para tornar o seu despertar mais suave, configure seu despertador para tocar uma música mais suave na hora determinada. Do contrário, você já vai acordar assustado, estressado e mal humorado.

3. Sem sonecas
Os telefones oferecem, ao acionar o despertador, a chance de dormir uns minutinhos a mais. Só que essa soneca, na verdade, não ajuda a descansar mais. O sono é um longo processo e, após ser acordado, você precisa de mais tempo para chegar em um estágio mais restaurador desse descanso. Por isso, esqueça do botão soneca e se levante quando o despertador tocar.

4. Trace uma meta e chegue a ela por partes
Esta dica é destinada a quem só precisará acordar cedo daqui a alguns dias – por estar de férias, talvez – ou por alguém que só quer começar o dia mais cedo. Um “truque” interessante, em casos assim, é acordando um pouco mais cedo em um determinado período. Se você precisa acordar às 7h, por exemplo, acerte o alarme para despertá-lo, dia após dia, cinco minutos mais cedo. Dessa forma, você começa a adaptar seu corpo e suaviza o choque de se levantar com as galinhas.

5. Comece o dia devagar
Não acelere as coisas. Lembre-se que você passou algumas horas dormindo e seu corpo precisa de um momento de transição antes de estar em força total. Por isso, tome seu banho, vista-se e coma em um ritmo mais lento. Estabeleça uma rotina. Ao fazê-lo, o despertar se torna automático. E mais fácil.

6. Tome um café da manhã energético
Antes de tudo, vale dizer que você nunca deve “pular” o café da manhã. A refeição melhora sua memória, traz mais energia e acelera seu metabolismo. Ou seja, ao comer, são menores as chances de você engordar. Nesta matéria, citamos alguns alimentos que não podem faltar na dieta de um empreendedor. Boa parte das dicas é voltada para o desjejum. Aproveite-as.

7. Mova-se
Está pronto para sair de casa? Agora é a hora de estar realmente despertado. Uma boa opção para ficar realmente “ligado” é se mexer um pouco. Uma volta no quarteirão ou alguns polichinelos já fazem uma boa diferença.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 7 hábitos que podem ajudar você a “funcionar melhor” pela manhã

Deixe o seu comentário