Estudo sugere que pessoas com esses tipos de personalidade são mais felizes no casamento

conselhos-para-ter-um-casamento-feliz-1

Publicado no Hypescience

Como os contos de fadas nos ensinam desde cedo, o que todos esperam ao dizer o “sim” é a felicidade eterna. Na vida real, essa satisfação não é alcançada por todos, e um estudo identificou quais tipos de personalidade tendem a encontrar mais ou menos sucesso em um casamento.

O estudo conduzido na Alemanha por pesquisadores da Universidade de Stirling (Reino Unido) acompanhou 2.015 indivíduos por oito anos, separando-os em cinco grupos, baseado nos tipos de personalidade. A divisão aconteceu com base nas Big Five, que são medidas de personalidade cientificamente bem aceitas e bastante utilizadas. São elas:

Neuroticismo;
Extroversão;
Amabilidade;
Escrupulosidade;
Abertura para a experiência.

Entre 2005 e 2012, 468 participantes se casaram pela primeira vez e continuaram casados até o final da pesquisa. Eles foram procurados uma vez por ano para falar sobre seus níveis de felicidade.

Mulheres felizes se casaram mais

O estudo mostrou que mulheres que se casaram durante o período analisado já apresentavam um nível de felicidade inicial ligeiramente mais alto que as que não chegaram a se casar. Isso indica que pessoas mais felizes têm tendência maior de se casar do que as menos felizes. Ou então que elas simplesmente estavam felizes em seus relacionamentos, que tenderam em terminar em casamento.

Noivado feliz… Casamento nem tanto

O ano anterior ao casamento foi o mais feliz para as mulheres, que viram seus níveis de satisfação caírem conforme os anos se passaram depois de trocar alianças. Os homens não só apresentaram este comportamento, como também o declínio deles foi ainda mais rápido.

Escrupulosas se dão bem

A boa notícia é que o nível de declínio não é o mesmo para todos. O estudo mostrou que mulheres mais escrupulosas e também aquelas que são menos extrovertidas tiveram mais satisfação em seus casamentos.
“Mulheres que se classificaram como pouco escrupulosas tiveram uma queda rápida na satisfação. Depois de alguns anos, o nível de satisfação dessas mulheres ficou parecido com os daquelas que continuaram solteiras durante o estudo”, explica o autor do estudo.

Extrovertidos sentem satisfação por mais tempo

Apesar de todos os homens mostrarem aumento na satisfação antes do casamento, homens extrovertidos parecem aproveitar o benefício por mais tempo. Já os introvertidos sentem uma queda brusca na satisfação. Estes terminaram o estudo mais infelizes do que os homens solteiros.

O que a personalidade tem a ver com o sucesso do casamento?

Os pesquisadores acreditam que mulheres escrupulosas tendem a priorizar o sucesso de seu relacionamento e a aproveitar os benefícios do casamento. “Indivíduos escrupulosos podem se esforçar mais para atingir o sucesso”, dizem os pesquisadores. O mesmo não se aplicou aos homens, mas os estudiosos não souberam explicar o motivo.
Já a extroversão tende a ajudar todos os relacionamentos em geral, inclusive o casamento. Mas por que as mulheres extrovertidas não obtêm este sucesso também? Os pesquisadores admitiram que ainda não podem responder a esta questão, por isso destacam a necessidade de mais pesquisas sobre a alegria no casamento.[Fusion, Science Direct]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Estudo sugere que pessoas com esses tipos de personalidade são mais felizes no casamento

Deixe o seu comentário