Maria é o nome mais popular do Brasil; veja o top 10

Publicado na BBC

O IBGE divulgou a lista dos dez nomes mais populares entre os brasileiros, de acordo com o Censo 2010. “Maria” lidera com folga, em mais de 11,7 milhões de ocorrências, seguida de 5,7 milhões de “José”.

Entre os nomes femininos não há grande novidade, já que as Marias são as vencedoras em toda a série histórica pesquisada pelo IBGE, a frente de Ana.

Entre os homens, houve mais variação. “Jose” e “Antonio” aparecem em primeiro e segundo lugar até a década de 1980, até a chegada de “Lucas” à liderança nos anos 1990. Nos anos 2000, “Joao” ficou em primeiro e “Gabriel” em seguida — “Lucas” foi ao terceiro lugar na década.

Segundo o instituto, foram identificados 130.348 nomes diferentes na população brasileira, sendo que foram considerados apenas aqueles com 20 ocorrências ou mais. São 63.456 masculinos e 72.814 femininos.

As variantes foram contabilizadas separadamente: Ana é diferente de Anna, Luís, de Luiz e Raphael, de Rafael, por exemplo. Sinais como acentos, cedilha, trema e til foram desconsiderados.

O IBGE divulga a curva de tendências, número de ocorrências e até UF em que o nome é mais popular através da ferramenta Nomes no Brasil. A página foi lançada hoje e permite a pesquisa de qualquer nome registrado.

Veja abaixo os dez mais populares para cada sexo e nas imagens o ranking geral.

MASCULINOS

nomes 2

FEMININOS

nomes

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Maria é o nome mais popular do Brasil; veja o top 10

Deixe o seu comentário